Sobre a ASERG 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  Animais e afins 

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Abandono
 

Infelizmente, diversos foram os casos de abandono entre abril e setembro de 2008. Conheça os casos abaixo:

Em 31-05-2008, dois munícipes trouxeram um cãozinho até o portão do Rancho na tentativa de deixá-lo conosco. Informaram que não tinham condições de ficar com o animal e, por esta razão, queriam deixá-lo no Santuário.

Ambos foram conscientizados sobre o problema do abandono de animais e sobre a responsabilidade que os "donos" devem ter com eles.

---

Em 04-06-2008, uma ninhada de gatinhos foi abandonada dentro do lixo, próximo ao Rancho.
Veja a história completa neste boletim, no link "Novos Moradores".




---

Em 03-06-2008, um rapaz apareceu no portão do Rancho querendo informações sobre como proceder a "doação" do seu pitbull. Obviamente, explicamos que isso não seria possível, uma vez que todas as ONGs no Brasil estão superlotadas e não recolhem animais de pessoas que simplesmente decidem não ficar mais com eles. Foi indicada uma feira de doação em São Paulo-SP.



---

Em 04-06-2008, uma senhora também veio até o portão do Rancho querendo "doar" o seu cão.
Muitos são os casos semelhantes em que a pessoa encara o Santuário como um depósito de animais e acha que está fazendo um favor em "doar", ou melhor, repassar a responsabilidade com a qual não quer mais arcar.



A Dra. Kelli, veterinária do Rancho, pegou os dados da senhora e do cão, indicando as feiras de doação que acontecem em São Paulo-SP.

---

Em 16-06-2008, mais uma tentativa de abandono: um cão, aparentemente mestiço de Pastor Alemão, foi amarrado e abandonado no portão do Rancho.
Ao ver o cão, um de nossos funcionários disse reconhecer o animal, que era de sua vizinha.

 

A Guarda Municipal foi contatada pelo Rancho e acompanhou o Marcos até a casa indicada, juntamente com o cão.

Chegando lá, uma senhora grávida o atendeu e disse que não sabia quem o amarrou no portão (desculpas de sempre). A Guarda Municipal qualificou a senhora e informou sobre a Lei de Crimes Ambientais, salientando que abandono de animais é crime. Ela se prontificou a ficar com o animal.

---

Um dos casos que marcou este boletim foi o ocorrido em 03-07-2008, quando uma cadelinha e seus dois filhotes foram abandonados em uma caixa e amarrados covardemente ao portão do Rancho às 2:00 horas da manhã.

O casal Silvia e Marcos estava deitado, prontos para pegar no sono, quando Silvia diz ter ouvido algo estranho. O cão do Rancho dos Gnomos, que fica em sua casinha próxima ao portão, começou a latir insistentemente, até que Marcos resolveu descer e ver se estava tudo bem. Ao chegar no portão, a cena lamentável da mãe com seus filhotes foi presenciada.




Alguém covardemente esperou e calculou o momento para abandoná-los; e, mais uma vez, de forma imoral, "lavou as mãos" quanto às suas responsabilidades.

Silvia e Marcos levaram os animais até a Delegacia de Polícia de Cotia. Embora não fosse o local adequado para as vítimas, o Rancho dos Gnomos não pode receber mais NENHUM animal e nem alimentar a prática do abandono em seu portão.



De início, os policiais ficaram desesperados, pois não tinham local adequado para os animais. Com um pouco de vontade, porém, foi encontrado um local na própria delegacia para os acomodarem.

Foi lavrado um B.O. e os policiais de plantão, sensibilizados com a situação, resolveram adotar os animais.
Pelo menos, estes animais agora terão um lar!

---

Em 07-07-2008, mais um cão amarrado no portão do Rancho dos Gnomos.


O Marcos soltou o animal e foi seguindo seus passos, até que ele parou em frente a uma casa, o que fez Marcos suspeitar de que era a casa em que ele morava.

Após bater palmas, uma senhora apareceu no portão e confirmou que o cão era seu. Ela havia pedido para os seus netos amarrarem o animal no portão do Rancho porque não podia mais ficar com ele. Segundo contou, o animal era de seu filho, que não o levou quando mudou-se de sua casa com a família. A mesma ficou cuidando do cão, até que decidiu abandoná-lo pelos mesmos motivos que já estamos cansados de ouvir.



Marcos anotou seus dados e alertou que iria denunciá-la se visse o animal abandonado pelas ruas. Ela disse que ficaria com o animal.

---

Em 23-07-2008, uma cachorrinha com sua ninhada foi abandonada em local próximo ao Rancho, dentro de um tambor.



Os animais foram levados para a Delegacia de Cotia, onde foi lavrado um B.O. sobre o caso. A escrivã, sensibilizada, assumiu pessoalmente os gastos com veterinário e se responsabilizou por doá-los.




---

Em 01-09-2008, foi abandonada uma ninhada com 9 filhotes de cães.



Eles foram avaliados, alimentados e aquecidos.



No dia seguinte, mesmo tomados por uma imensa tristeza, uma drástica decisão foi realizada: os animais foram levados para a Prefeitura Municipal de Cotia, a fim de se exigir que a nova Lei 12.916/2008 fosse obedecida.



O desenrolar e o resultado final desta ação, você pode conferir clicando aqui!


---

Em 03-09-2008, algumas crianças vieram até o Rancho com uma caixa cheia de gatinhos ainda filhotes. Eles foram alertados sobre a situação do Santuário (de não receber animais) e informados sobre castração e feiras de doação.





 

Se você se interessou por algum desses animais, entre em contato conosco através do e-mail ranchodosgnomos@uol.com.br. Temos o contato dessas pessoas no caso de aparecer novos adotantes interessados.

Lembramos que o Rancho dos Gnomos não fica com estes animais, mas conscientiza as pessoas envolvidas sobre o problema do abandono no município e o que deve ser feito para evitá-lo: castração é a solução!
 

 

anterior        Página Inicial          próxima