Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 30

janeiro a junho de 2009

 

 

Vítimas de desmatamento continuam chegando...

Em 20/01/09, uma jovem preguiça fêmea perdeu seu habitat em decorrência do desmatamento para as obras do Rodoanel, trecho sul.

Embora com as garrinhas machucadas, ela passa bem e está convivendo com os demais preguiças moradores do Rancho. Seu nome é Manu Anel: Manu em homenagem á filha Manuela da nossa adorável amiga Gabriela Duarte e, Anel, para eternizar sua origem.

Que Manu Anel possa ser o símbolo da destruição e desenvolvimento, duas pontas que se convergem em nome da sociedade.



Em 26/01/09, a equipe do Rancho dos Gnomos foi acionada para o resgate de uma jovem veadinha que estava no quintal de um sítio. Os proprietários passaram o dia inteiro pedindo ajuda aos órgãos oficiais e, finalmente a noite, o Corpo de Bombeiro de Cotia entra em contato com o Rancho, pois alegavam estar sem viatura para esse resgate.

Marcos e a veterinária Kelli foram até o local e encontraram o animal em estado de choque.



Ao chegarem ao Rancho, tudo foi feito para reverter o seu estado clínico, mas lamentavelmente, ela fica “livre” no dia seguinte.
 

Em 19/02/09, chegou ao Rancho dos Gnomos um jovem bugio macho. O Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatá-lo, pois ele estava preso em uma árvore isolada entre dois pequenos fragmentos de mata e cercado por residências.

Muitos cães da vizinhança espreitavam esse bugio solitário e assustado.

No Rancho, recebeu o nome de "Barnabé". Após as primeiras semanas em observação e intensos cuidados, ele foi se acalmando, se alimentando e hoje demonstra confiança e segurança.



 

Em 14/03/09, aproximadamente às 23:00h, por meio do Corpo de Bombeiros de Cotia, chega um sagüi em péssimas condições de saúde.

Ao ser examinado e radiografado, foi constatado fratura exposta na mão e braço direito, na calda e esmagamento do dedinho da patinha esquerda.

Foi sugerido uma cirurgia imediatamente para remoção dos membros afetados (Vejam fotos no link procedimentos clicando aqui!). A equipe do Rancho dos Gnomos deixa expressa nossa gratidão pelo tão valioso apoio da Dra. Soraya Málaga. Já em 17/03/09, a veterinária Kelli solicitou ajuda da colega Soraya Málaga (3901 3020), que é veterinária especializada em aves e primatas e que gentilmente veio até o Rancho dos Gnomos para realizar a cirurgia deste sagüi. Vejam como foi o procedimento clicando aqui!

Em 03/04/09, chegou por meio do 2° BPE SecCG do Exército um frágil e lindo bebezinho de veado catingueiro. Mulam era o seu nome e, apesar dos esforços, ele não resistiu e ficou “livre” em 04/04/09. Sua necrópsia constatou ruptura de diafragma.



Em 12/04/09, chegou por meio do Corpo de Bombeiros um gambá muito debilitado, com fratura de coluna. A equipe do Rancho dos Gnomos tentou salvá-lo por duas semanas, mas não foi possível.

Em 13/05/09, o Rancho dos Gnomos recebeu um telefonema por volta das 14h de uma munícipe solicitando ajuda para resgatar um veado catingueiro que apareceu em sua plantação.

Silvia e Marcos, acompanhados da Guarda Municipal de Cotia e Polícia Militar, chegaram ao local e foram recebidos por uma unida e consciente família, que relatou a saga em conseguir ajuda para aquele filhote de veado catingueiro.




Eles relataram que por volta das 9h da manhã, os cães da família começaram a latir insistentemente. Quando foram verificar o que estava acontecendo, notaram este frágil filhote sozinho, assustado e cercado pelos cães.  Imediatamente pegaram este bebê, colocaram-no em uma gaiola e ligaram para a Defesa Civil de Cotia, que alegou não ser de sua competência.  Ligaram então para a Prefeitura Municipal de Cotia, no departamento de Vigilância Sanitária, onde foram atendidos por uma senhora de nome Marlene, que anotou os dados e informou que aguardassem, pois entraria em contato com a Defesa Civil e em breve retornaria com uma solução.

Em nenhum momento esta família recebeu as devidas orientações sobre o manejo e cuidados com este animal silvestre.

Até às 16:10h, horário da chegada de Marcos e Silvia, a Prefeitura ainda não tinha se manifestado.

Após um mês da chegada deste bebê ao Rancho dos Gnomos, a família continua sem o retorno da Prefeitura.

"Bambinella" é o nome deste bebezinho de veado-catingueiro. Esta doce veadinha está crescendo e se adaptando a sua nova vida.



Em 25/05/09, chega ao Rancho dos Gnomos por meio do Corpo de Bombeiros, um bebê bugio.  Este bebê foi encontrado dentro do canil de uma residência na cidade de Bragança Paulista/SP.  A moradora desta residência socorreu este bebê e aguardou por dois dias um possível resgate deste filhote por sua família, mas lamentavelmente isso não aconteceu.


Ao chegar ao Rancho dos Gnomos, foi constatado que, além de um inicio de pneumonia, também havia uma grave infestação de piolhos que já estava lesionando seu frágil corpinho.

Este bebê ficou aos cuidados de Silvia e Marcos que, até as 3h da madrugada, ficaram tirando quase todos os milhares de piolhos e lêndeas, dando alívio e permitindo um tranqüilo soninho para este lindo e adorável bebezinho.


Filó, nome especial que recebeu do Rancho dos Gnomos, está a cada dia se mostrando mais confiante, mais esperta e terrivelmente geniosa. Foi tratada exclusivamente com homeopatia e florais. Sua melhora foi surpreendente!!!

Filó é o bebezinho bugio mais incrível que pode existir.

Vejam o vídeo de quando a Filó chegou e o depois em sua nova vida, recuperada e muito brincalhona.

Cliquem na imagem abaixo para que o vídeo seja reproduzido no seu player padrão.

0:01:54 / 384/kbps

Em 03/06/09, a Polícia Militar Ambiental solicitou apoio da equipe do Rancho dos Gnomos para resgatar um jovem veado catingueiro que estava muito assustado e acuado em um comércio a beira da Rodovia Bunjiro Nakau/Cotia-SP. O resgate foi um sucesso e, após avaliação, o animal foi solto no mesmo dia na Reserva do Morro Grande.


Em 05/06/09 o mesmo caso se repete: um veadinho catingueiro é encontrado no quintal de uma residência na cidade de Itapevi/SP. A Polícia Militar foi acionada para o resgate e, após avaliação do animal no Rancho dos Gnomos, também foi solto no mesmo dia na Reserva do Morro Grande.






 

Em 19/06/09, o Rancho dos Gnomos foi solicitado pelo médico veterinário, Dr. Philippe de Embú/SP, para resgatar uma mãe bugio juntamente com  seu bebezinho de aproximadamente 30 dias.  Dr. Philippe relata que mãe e filhote chegaram à clínica por meio da Polícia Militar Ambiental.

Esta mãe bugio estava muito machucada, com queimaduras pelo corpo, fraturas expostas nas mãos e, infelizmente, não conseguiu superar este trauma e ficou “livre”, deixando seu adorável bebê.


Dr. Philippe relata que, tirar o bebê que estava agarrado na mãe morta, foi uma das experiências mais traumáticas vivida por ele.  A equipe do Rancho dos Gnomos foi resgatar este bebê órfão que chorou seguidamente por cinco dias... ele só se acalmava quando ficava agarrado com Silvia ou Marcos.

Gadú é o seu nome. Após um trabalho de aproximação, foi possível adaptá-lo ao convívio da outra bebê bugio, a Filó.

Hoje, Gadú tem se alimentado muito bem, chora pouco e passa grande parte do dia brincando com a Filó.

Silvia e Marcos com dedicação e empenho, estão fazendo papel de pais por tempo integral. 

Apesar do casal não ter experimentado a maternidade com bebês humanos, certamente esta experiência se mostra a mais humana e maternal possível ao cuidar de bebês de outras espécies, como se fossem a deles próprios (não no sentido de humanizá-los, mas de tratar com o mesmo amor e respeito).

Para quê distinção, se o amor supera qualquer barreira, preconceito e especismo? O verdadeiro amor não vê cor, formato e aparência. Apenas é. Apenas se sente. Apenas se vivencia.


 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2009 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.