Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 30

janeiro a junho de 2009

 

 

Flagrantes do dia-a-dia.

Em 20/01/09, um rapaz é flagrado jogando entulhos na estrada de acesso ao Rancho dos Gnomos. Marcos foi avisado por um funcionário e averiguou a situação.

Confirmado o crime ambiental e, antes mesmo da polícia ser acionada, o infrator recolheu todo o lixo jogado e disse que iria entrar em contato com a prefeitura e solicitar orientação do local apropriado para jogar entulhos.


Descaso Público:

Em 09/02/09, após uma chuva de verão, a estrada que dá acesso ao Rancho dos Gnomos ficou intransitável, como acontece há dezoito anos.


 


Educar e conscientizar sempre!

Em 22/02/09, dois homens passavam pela estrada que dá acesso ao Rancho dos Gnomos, quando ao passar em frente ao Rancho, um funcionário observou que carregavam uma gaiola com um passarinho coleirinha e, imediatamente, avisou o Marcos.

Marcos parou os homens e quis saber do porque o coleirinha estar preso. Ele se batia muito, forte indicativo de ter sido recém capturado na região... e foi exatamente o que tinha acontecido: os dois homens tinham acabado de capturá-lo.

Marcos acionou a polícia para o desagrado e espanto dos dois infratores.

Em poucos minutos a polícia chegou. Neste momento, enquanto a polícia qualificava os homens, Marcos orientava sobre a importância dos pássaros em liberdade, suas funções na natureza, sobre a responsabilidade e participação da sociedade nas questões ambientais e a situação do planeta nos dias de hoje.

Cada palavra dita por Marcos era ouvida com muita atenção. Em determinado momento, os homens falaram que queriam soltar o pássaro e foi o que fizeram: abriram a gaiola e presenciaram o belíssimo vou deste coleirinha. Em seguida quebraram a gaiola com os pés, tudo na presença dos policiais.


Não temos como garantir que não vão capturar mais pássaros, porém temos que acreditar que tudo o que ouviram e o próprio ato da soltura e quebra da gaiola, fora uma semente da consciência plantada.


Vejam o vídeo da soltura do passarinho e da quebra da gaiola clicando na imagem abaixo, para que o vídeo seja reproduzido no seu player padrão.

Em 24/02/09, uma família composta por três adultos e uma criança passeavam com o seu cão Rotweiller sem focinheira e, além disso, jogaram pedras nos cães do Rancho dos Gnomos.

Quando um funcionário comunicou o fato, Marcos e Silvia chamaram a polícia e os agressores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Cotia.

Silvia explicou para os adultos que aquela atitude foi um péssimo exemplo para a criança, pois violência gera violência e, certamente, não é isso que desejamos para a nossa sociedade.

Mais lixo. Onde vamos parar?

Em 28/03/09 a mesma cena de moradores jogando entulho na estrada se repete, desta vez com outro senhor.


Pessoas como estas vão transformar o mundo em um enorme lixão.

LAMENTÁVEL!

Donguinho

Em 17/03/09, os gatos do Rancho dos Gnomos pegaram um bebezinho de camundongo na mata e estavam “brincando” com ele, quando Marcos percebeu e acabou com a “brincadeira”.  Silvia providenciou uma caixinha com jornal picado, cobertor e leitinho morno.

A tarefa de amamentá-lo ficou a cargo da funcionária administrativa Cleide e, infelizmente, esse frágil donguinho não resistiu.

 

 

Cãopanheiro:

 

Em 09/04/09, Marcos registrou este belo exemplo de amizade, lealdade e solidariedade. Um morador de rua dormindo e, seu único, verdadeiro e fiel amigo dormindo ao seu lado.

 

 

 

Desrespeito às leis:

Em 18/04/09, um balão caiu dentro do recinto dos leões Darshan, Gaya, Biná e Hera. Todos os animais do Rancho dos Gnomos ficaram muito agitados devido a irresponsabilidade de um grupo de baloeiros e, sem o menor pudor, integrantes do grupo incluindo crianças, foram ao Rancho dos Gnomos pedir o balão de volta.



Ao perceber que vários baloeiros estavam cercando o Rancho, Marcos acionou a polícia. Ao notarem a aproximação dos policiais, os baloeiros evadiram-se rapidamente do local.

Nota: Art. 42 da Lei nº 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) versa o seguinte:

Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Em 02/05/09, funcionários do Rancho dos Gnomos constataram uma cena anormal. 

Um casal e uma criança em uma moto puxavam um cachorro. O animal muito cansado e ofegante teve alívio quando Marcos pediu que parassem.


Marcos observou dois crimes:

·         -Maus tratos a animais – Lei nº 9.605/98.

·        -Não uso do capacete e demais irregularidades, Lei nº 9.503/97 Art. 244, pois somente o condutor da moto usava capacete, deixando a mulher e a criança correrem grande risco.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

I - sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
II - transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral;
(...)

infração - gravíssima;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;

Imediatamente desceram da moto e foram conduzindo a pé o animal.
 

Lixo, lixo, lixo.

Em 03/05/09, mais uma desagradável situação do lixo da comunidade próximo ao Rancho dos Gnomos. 

Como a administração da cidade de Cotia/SP quer sanar problemas de saúde pública, quando a sociedade tem que viver no meio do lixo???

Leishmaniose, leptospirose, dengue e tantas outras doenças terríveis serão efetivamente combatidas quando for sanado o grave problema do lixo e do esgoto que ficam a céu aberto por toda parte na cidade de Cotia.

Senhor Prefeito, Senhor Secretário da Saúde, Senhor Secretário do Meio Ambiente, acordem, pois já foi provado que prevenção é mais fácil, mais barato e mais efetivo do que o tratamento quando o problema se instala.

É a conhecida lei da causa e efeito.
 

Um flagrante bom, finalmente! rs

Em 04/05/09 e 20/05/09, a veterinária Kelli fez sessões de "Mochabustão" (método de acupuntura por calor) no bicho preguiça Tosth. Tratamento como este causa muito alívio.


 

Alô, Prefeitura?

Em 13/05/09, o lago do Rancho dos Gnomos ficou totalmente cheio de algas, pois isto se deve ao fato do trator da Prefeitura Municipal de Cotia ter interrompido o curso do rio após obras na estrada. Sem escoamento, o lago ficou prejudicado, colocando os animais do Rancho em risco.

A Secretaria do Meio Ambiente de Cotia foi acionada e, até a data da publicação deste boletim, nada foi resolvido.

Tarde agradável:

Em 22/05/09, nossa querida voluntária Sabrina passou uma tarde com o seu afilhado Eros.

 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2009 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.