Momentos do Rancho on line

O Boletim do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Página Inicial do Site

  Boletim nº 32

janeiro a junho de 2010

 

 

Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos
 

Em 05/01/2010, a veterinária Kelli levou o bugio para radiografia.

 


Em 30/01/2010, o Rotwailler que fora abandonado em nosso portão (veja o caso clicando aqui!), recebe os primeiros cuidados do dedicado diretor juvenil Wilton. Ele foi batizado de Caco e hoje ele se encontra completamente curado e muito feliz em sua nova vida.
 



 

Em 22/02/2010, gambazinhos sendo pesados.

 

 

Em 03/03/2010, nossa querida tigresa Yamma passou pelo primeiro procedimento clínico, onde foi realizado exame oftálmico completo (exame de fundo de olho e ultrassonografia ocular) além da coleta de amostras de sangue para realização de exames complementares.

Esse procedimento foi gentilmente realizado pelos profissionais:

Sandra Cássia dos Santos Braga
Anestesista
email: sandrabragavet@yahoo.com.br

Augusto César Dias dos Santos
Anestesista
email: augustocdsvet@yahoo.com.br

Rodrigo Miranda de Lucca
CRMV-SP 22.337
Oftalmologia Veterinaria
T.: (11) 7722 2380
ID 55*1*49023 (nextel)
e-mail: rmlucca@gmail.com

Veridiana Caso Galizia
CRMV-SP 16.288
Ortopedia Veterinaria
T.: (11) 7722 1365
ID 55*1*49022 (nextel)
e-mail: verigalizia@gmail.com

Dra. Bettina Beissel
Ultrassonografia Veterinária
CRMV-SP 16175
T.: (11) 9919-0079
e-mail: bebeissel@hotmail.com

Dra. Gilberta O. R. Alves
Ultrassonografia Veterinária
CRMV- 16066
T.: (11) 9686-2209
e-mail: gilberta@uol.com.br

Beatrice, representante da empresa Davol (http://www.davol.com.br/)
T.: (11) 9635 0508

Além dos demais profissionais da equipe Rancho dos Gnomos:

Veterinária Dra. Kelli Spitaletti;

Bióloga Andréa Filomena Freixeda;

Heikiana, Sra. Susana Vijaya;

Wilton Cesar Reis;

Silvia e Marcos Pompeu.

Após quase dois meses de sua chegada ao Rancho dos Gnomos, foi constatado clinicamente que Yamma agora está bem. Engordou 10ks e seu estado geral é satisfatório, o que permitiu esse procedimento.

Lamentavelmente, o resultado dos exames oculares não foram positivos. Yamma está com ausência de bulbo ocular esquerdo e, no olho direito, um grave processo inflamatório com deslocamento de retina e luxação de cristalino. Perdeu totalmente a visão, está cega por completo e essa notícia recebemos com muita tristeza.

Esse é o resultado final de um animal violentado em circo. Seus olhos sofreram violentos traumas, tiveram grave infecção e, consequentemente, agora temos uma linda tigresa cega.

Graças ao apoio das ambientalistas, Sr. Nina Rosa Jacob, Sr. Cláudia Rimini e da Farmácia Homeopática O alquimista, Yamma foi resgatada de um famigerado circo e hoje está vivendo tranqüila, com respeito e dignidade antes perdidos. Seu recinto está sendo construído e todo adaptado para sua deficiência visual. Em breve, ela estará em sua nova casa e ficará ao lado do tigre Bengalinha.

Deixamos expressa nossa gratidão por todos que colaboraram direto ou indiretamente para que esse resgate, procedimento e acolhida de Yamma, fosse concretizado.

Desejamos profundamente que YAMMA possa resgatar sua dignidade e viver com muita PAZ no Rancho dos Gnomos, cercada dos mais puros e nobres sentimentos de todos que fazem deste humilde Santuário, uma realidade para as vítimas da nossa sociedade!

 










 

Em 08/03/2010, a veterinária Kelli colocando o querido Eros na cadeirinha de rodas.

 


Em 06/04/2010, castração de cães.

 

 

Em 31/03/2010, nosso querido leão Alex passou pelo seu primeiro procedimento desde sua chegada ao Rancho dos Gnomos. Relembre sua história aqui!

Na terça feira, dia 20/04/2010, a equipe do Rancho se preparou para levar Alex ao 2º Batalhão da Polícia do Exército, onde no dia seguinte, seria submetido a um procedimento clínico e cirúrgico.

Após engate da carreta-transporte (onde Alex continua vivendo a espera do término de seu recinto*) na caminhonete do Rancho dos Gnomos, solicitamos o auxílio da Polícia Militar Ambiental para nos escoltar até o destino final e, assim foi feito.

Saímos do Rancho dos Gnomos por volta das 18hs, rumo ao Exército onde Alex passaria a noite para que na manhã seguinte, o procedimento começasse bem cedo.

Quarta feira, dia 21/04/2010, uma equipe de profissionais voluntários estavam prontos à dedicarem seus conhecimentos para aliviar a dor de Alex e proporcionar uma melhor qualidade de vida a esse leão.

Foram extraídos dois dentes que estavam totalmente infeccionados, comprometendo seriamente a parte óssea. Tudo isso após terem sido serrados no circo. Ele foi castrado e a equipe fez a coleta de amostras de sangue para diversos exames.

Em meio a cirurgia, os sinais vitais de Alex começaram a oscilar, gerando muita preocupação para a equipe. Felizmente, após 5 longas horas, o procedimento foi concluído com sucesso.

Por volta das 21hs do mesmo dia, eu Silvia, juntamente com o meu marido Marcos, fomos buscar Alex e trazê-lo de volta ao Rancho dos Gnomos.

Chegando no Exército, encontramos os profissionais que continuavam acompanhando Alex, monitorando seus reflexos e seu estado geral.

Chegamos ao Rancho dos Gnomos por volta das 23hs e, durante toda madrugada, Marcos acompanhou Alex em seu pós-cirúrgico.

Tudo ocorreu bem e hoje Alex está muito melhor, mas sua boca ainda requer atenção e, em breve, ele passará por mais um procedimento.

Após uma semana, chegaram os resultados dos exames de sangue e, para nossa tristeza, o exame para aids felina ( imuno deficiência felina ) deu positivo. Isso significa que Alex possivelmente terá alguns problemas de saúde futuramente.

Vamos fazer de tudo para que esse sofrido leão possa viver em Paz, cercado por pessoas que o respeitam e o amam!!!

*Conseguimos resgatar Alex em Campo Grande/MS, devido ao patrocínio de uma empresa que comprometeu-se a também fazer o seu recinto e oferecer uma ajuda de custo mensal para alimentação, medicamentos, suplemento alimentar e tudo mais que Alex precisasse.

Tínhamos um prazo de 60 dias para o término do recinto, porém já se passaram 270 dias e o recinto não está pronto e, para piorar a situação, os pedreiros, empreiteiro, etc., contratados pela empresa patrocinadora, foram embora há mais de 60 dias e deixaram a casa de Alex mal feita e inacabada. Alegaram que o valor firmado para a construção deste recinto não foi o suficiente. Informamos a empresa patrocinadora e até o momento nenhuma providência foi tomada.

Mediante a essa dramática realidade, fomos desesperadamente em busca de outro patrocinador que desse continuidade as obras, pois Alex não agüenta mais viver em uma carreta.

Felizmente, conseguimos o apoio tão necessário e, em breve, Alex estará em sua nova casa.

Continuamos aguardando o retorno da empresa patrocinadora.


Agradecemos aos profissionais que possibilitaram a melhora de Alex, são eles:

• Dr. Augusto Cesar Dias do Santos - anestesista (augustocdsvet@yahoo.com.br)

• Dra. Sandra Cássia dos Santos Braga - anestesista (sandrabragavet@yahoo.com.br)

• Dra. Flávia

• Dra. Pollyana Tong e Dra. Mara Regina Conti Vet Odonto (11) 5093 7384

• Dra. Karina Pavezi – RX portátil e digital com resultado imediato, atende todas as espécies (11) 8381 9554 / 7336 5295

• Dra. Kelli Spitaletti - veterinária do Rancho dos Gnomos

• Major Carlos Sobrinho – veterinário do 2º Batalhão da Polícia do Exército

• Tenente Renata Gonçalves Dias – veterinária do 2° Batalhão da Polícia do Exército

• Andréa Filomena Freixeda – bióloga/Bio fauna (http://www.biofauna.com.br)

• Matheus Croco – cinegrafista e biólogo (http://www.patadecapivara.com.br)

• Sussana Vijaya – eco voluntária e mestra em Reiki (vijaya.soueu@hotmail.com)

• Sra. Beatrice – representante da empresa Davol (11) 9635 0508

NOSSA ETERNA GRATIDÃO!

 










Vejam o vídeo deste procedimento no 4º episódio do nosso programa
"Um Lugar Chamado Rancho dos Gnomos"

 

Em 21/04/2010, o leão Darshan passou por procedimento para cuidados de um ferimento em sua pata.


 
 
 


Em 08/05/2010, a Dra. Karina Pavezi (11 - 8381 9554 / 7336 5295), gentilmente realizou raio-x em diversos animais (veadinha Salomé, cães Avelã e Max, e preguiças Xã, Fung e Manú Anel).

 





Em 11/06/2010, a veterinária Kelli medicando a nossa querida Salomé.

 


Em 22/06/2010, a amiga Preta velha foi levada para radiografia, pois sua saúde estava muito debilitada.

 

 

 

 

www.ranchodosgnomos.org.br

 

 

© Copyright 2005/2010 - Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos
Todos os direitos reservados.