Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Leão retirado de circo no RJ

 

  

Em 28/12/2005 a equipe do Rancho dos Gnomos (Silvia e Marcos Pompeu e equipe técnica) saiu por volta das 20h em direção a cidade maravilhosa com o objetivo de resgatar para uma vida mais digna o leão “Baby” que foi apreendido no circo Koslov e encaminhado para o RIOZOO onde permaneceu por aproximadamente sessenta dias. 

Neste período o andamento do recinto no Rancho dos Gnomos que teve início em setembro/2005 (já havia denúncia sobre este animal há 1 ano e especificamente sobre o circo em questão há mais de 3 anos)  continuava, apesar do atraso em seu término devido as fortes e intensas chuvas que caíram neste período em São Paulo. 

Chegamos ao Rio de Janeiro na madrugada do dia 29 por volta das 03 horas da madrugada onde fomos calorosamente recebidos por Karlinhos e Carolina, grandes amigos e parceiros, pois foi com o total empenho deste casal em solucionar este caso, que possibilitou o fim dos maus-tratos, exploração, abuso, violência e negligência com este animal. 

Motivados por uma reportagem publicada em um Jornal local sobre o assunto, Karlinhos e Carolina deram início a uma longa e burocrática maratona em busca de uma solução. 

Foram imediatamente até o local em que o circo estava instalado, e como é de praxe o circo havia partido. A busca por este circo prosseguiu e foi muito grande a dificuldade em localizá-lo novamente. 

Ao localizá-lo e seguindo orientação do Jurídico do Rancho dos Gnomos (Dra. Renata de Freitas Martins), Karlinhos foi pessoalmente atestar a presença deste leão no referido circo e constatar sua apresentação, pois no Estado do Rio de Janeiro é proibido o uso de animais em espetáculos circenses (Lei nº 3.714/01). 

Indignado com a situação deplorável que presenciou e munido de fotos, Karlinhos prosseguiu com os trâmites legais indo até o Ministério Público protocolar uma representação encaminhada pela Dra. Renata, juntamente com as provas adquiridas. 

Enquanto o inquérito civil MPRJ n 2005.001.22137.00 corria, Karlinhos também corria para conseguir o recurso necessário para a construção do recinto. 

Finalmente chegou o dia de irmos resgatar este leão.  Por volta das 14 horas do dia 29/12/2005 chegávamos ao RIOZOO e pudemos constatar pessoalmente a dramática situação em que vivem os animais excedentes no extra (bastidores) dos ZOOS. 

Em um compartimento de aproximadamente 2,50cm x 1,50cm totalmente cimentado e com pouquíssima luminosidade, se encontrava “Baby”. 

Apático, com inflamação nos olhos, ele começou a esboçar alguma reação de curiosidade ao perceber uma movimentação de funcionários e profissionais do referido ZOO. 

Nossa equipe humildemente sugeriu que fosse tentada a remoção deste animal sem o uso de anestésico, mas fomos totalmente ignorados pela equipe do ZOO que partiu para o “inacreditável” procedimento, o qual ficou muito aquém do que costumamos realizar. 

Todos os nossos procedimentos são pautados na união e sincronismo de nossa equipe, bem como pelo respeito e amor com o animal. Entendemos que animais não são objetos de exposição!

Enfim, após 2 horas com mais  de sete aplicações de anestésicos e muito barulho, risadas e piadinhas (por parte da equipe do zoo), o pobre animal se rendeu ao medicamento e foi literalmente “arrastado” até a carreta que carinhosamente a equipe do Rancho preparou para ele. 

Diante de tantos “equívocos” cometidos pela equipe do ZOO decidimos só sair do local e pegar estrada de volta para São Paulo, quando o animal retornasse da anestesia. 

Assim foi feito, pegamos a estrada de retorno às 19:30h, sendo uma longa e cansativa viagem, pois parávamos de hora em hora para observar o estado do animal e ministrar florais (gentilmente cedido pela Farmácia de Manipulação – O ALQUIMISTA). 

Chegamos ao Rancho dos Gnomos às 6 horas da manhã do dia 30/12/2005. 

“Baby” agora se chama “Will” em homenagem ao corajoso e excepcional casal Karlinhos e Carolina e o filho Will.

A história de Will foi concluída depois de um grande jogo de empurra entre o Ibama e o Sr. Vitor Fasano - Secretário da SEPDA - Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais/RJ, que como sempre nada fazem, nada resolvem. 

É sempre assim, terceiro setor juntamente com a iniciativa privada e a sociedade civil  realizando feitos que caberia ao Poder Público realizar. 

Will está em quarentena sendo alimentado, medicado e observado e muito em breve estará desfrutando de seu novo lar (construído com recursos doados por Karlinhos e amigos) e vivendo majestoso como um leão deve ser.  

EM NOME DO LEÃO WILL A EQUIPE DO RANCHO DOS GNOMOS DEIXA EXPRESSO TODA A NOSSA GRATIDÃO AOS AMIGOS E PARCEIROS QUE POSSIBILITARAM MAIS ESTE RESGATE:

  KARLINHOS, CAROLINA, WILL E AMIGOS 

                                     

Algumas Fotos:

  

  

  

  

  

  

  

  

  

anterior        Página Inicial          próxima