Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Rancho dos Gnomos Retrô 2006

 

por Renata de Freitas Martins

Jurídico Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

 

Mais um ano se passou, e lá estava o Rancho dos Gnomos firme e forte na caminhada por seus objetivos em prol dos animais e, conseqüentemente do meio ambiente.

 

Começamos com uma das imagens mais belas do ano: o leão carioca Will sendo remanejado para seu novo recinto e tendo acesso à terra pela primeira vez em sua vida. Parecia um gatinho filhote fazendo uma de suas artes! :) (para relembrar, clique aqui)

 

Também foram remanejados para um novo recinto o belo e magnífico casal rifainense Barú e Vandana, que também nos proporcionaram belas imagens e hoje estão muito felizes, com seu maior recinto, sol, brincadeiras e artes.

 

Por falar em leões, estes renderam muita pauta na mídia, tendo o Rancho dos Gnomos sido procurado por todos os canais da televisão aberta brasileira e alguns canais fechados, nacionais e internacionais, inclusive. Cremos que essa visibilidade tenha colaborado com a conscientização de alguns "punhados" de sensíveis telespectadores.

 

E neste caminho de conscientização, mais uma vez intensos foram os trabalhos de educação ambiental realizados, tendo o Rancho dos Gnomos recebido algumas turmas em suas dependências, bem como tendo sua equipe participado de diversos eventos em uma gama enorme e variada de locais, como faculdades, universidades, escolas, congressos, seminários, conferências etc.

 

Em relação aos domésticos, infelizmente a situação de abandonos e maus-tratos continuou por todo o ano, tendo o Rancho dos Gnomos visto muitos animais abandonados em sua porteira. A certeza cada vez maior que enquanto nossa Municipalidade não assumir seu papel, nada mudará, o que nos faz clamar mais uma vez por campanha de esterilização, vacinação, educação e adoção já! Métodos eficientes, eficazes, mais baratos do que matança de animais e que finalmente propiciarão a solução da questão.

 

Os silvestres também infelizmente nos chegaram em grande número, sendo vítimas do famigerado tráfico e em número crescente por conta dos infindáveis desmatamentos. Como gostaríamos de continuar prestando atenção em nossos silvestres, mas não para ter que prestar cuidados e muitas vezes mantê-los em cativeiro para o resto de suas vidas, mas apenas e tão somente para poder observá-los na natureza.

 

Com o grande número de recebimento de animais silvestres, muitos foram os casos irreversíveis que tivemos que relatar, com perdas inestimáveis de preciosas vidas. Por outro lado, algumas dessas vidas puderam competentemente ser recuperadas e voltaram para sua origem, por meio de solturas realizadas com total sucesso. Essa uma das grandes recompensas de todo esse trabalho!

 

Também estivemos atuantes em relação a políticas públicas, acompanhando de forma veemente e especial todos PLs proibitivos de animais em circo que tivemos conhecimento, em especial o PL federal, sendo que estivemos presentes em Brasília neste trabalho, articulando contatos e sempre preparando material informativo e de lobby político. Encerramos o ano, inclusive, com a excepcional notícia de que tivemos excelente parecer proveniente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, no qual inclusive tivemos a grata surpresa de notar que grande parte do material que remetemos serviu como subsídio ao seu preparo.

 

Com a corda toda também esteve nossa diretoria mirim. Wilton formou-se na 8ª série do renomado e excepcional colégio Via Sapiens, no qual ganhou bolsa de estudos e agora prepara-se para iniciar o 2º grau com toda dedicação possível, pensando na faculdade daqui três anos! Além disso cuidou muito bem das chinchilas durante todo o ano e compartilhou conheciment ocom os funcionários do Rancho, dando aulas de alfabetização. Fernanda, ativista de fato, resolveu virar vegetariana por sua ideologia e esteve de olho em tudo que considerou maus-tartos aos animais. Essa duplinha do barulho ainda uniu forças e escreveu excepcionais artigos em sua coluna no jornal O Foquinha.

 

Grata surpresa também tivemos com alguns ativistas e cidadãos conscientes de seu papel em uma sociedade mais igualitária entre todas as suas formas de vida. Foram muitas as denúncias recebidas, mas não apenas providas da passividade de se repassar uma situação. Tivemos pessoas empenhadas em ajudar em se conseguir caminhos para a solução das denúncias. Isso é realmente necessário e cada um fazendo um pouco, com certeza conseguimos mais e melhores resultados, além de aos poucos começar a evitar-se que se sobrecarregue apenas algumas poucas pessoas. Esperamos que neste novo ano tenhamos mais e mais ativistas ativos de fato e cidadãos atuantes.

 

Encaminhamentos administrativos e medidas contenciosas e preventivas também foram uma máxima no ano. Destaque para ações judicias em relação a rodeios, encaminhamentos sobre animais em circo e mais um ano de liminar na comarca de São Bernardo do Campo, onde se está impedido de "eutanásia" de animais sadios.

 

Citando-se dentre os acontecimentos do ano, também não poderíamos nos esquecer do início de nossa participação do Ecovolunteer Program, por meio do qual temos a possibilidade de recebr voluntários do mundo inteiro para colocar a mão na massa. Voluntários aliás, não apenas por meio do citado programa, mas também aqueles interessados e próximos a nós, sempre animados e dispostos a colaborar como podem. Neste mesmo caminho os estagiários com quem pudemos conviver. 

 

Finalmente de se citar a 1ª visita realizada aos nossos associados, oportunidade na qual pudemos conhecer alguns dos fiéis contribuintes de todo o trabalho acima citado.

 

Para este novo ano esperamos duplicar nossas forças e os ter sempre ao nosso lado para que possamos beneficiar mais e mais animais!

 

anterior        Página Inicial          próxima