Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

CCZ de São Bernardo do Campo 

está proibido de matar animais sadios

 

por Renata de Freitas Martins

Jurídico Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

 

Release

 

Na última semana obtivemos uma liminar impedindo que o CCZ de São Bernardo do Campo continue com sua política infundada de extermínio de animais sadios que são diariamente remetidos ao Canil Municipal, em ação civil pública proposta pelos advogados Renata de Freitas Martins e Mário Augelli (representando a Mountarat Sociedade de Proteção Ambiental), em face do Município de São Bernardo do Campo, Secretaria Municipal de Saúde e Chefia da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses.

 
O descumprimento dessa liminar, resultará em multa de R$ 1000,00 (mil reais) por cada animal sadio sacrificado.
 
Os caminhos vindouros ainda serão longos, mas essa primeira vitória já irá poupar a vida de milhares de animais que diariamente são condenados à morte simplesmente por não terem um lar.

Algumas palavras com o coração!

Essa é a Nelly.
 
Linda vira-latinha que fez parte de grande parte de minha infância e adolescência.
 
Viveu muitos anos nas ruas, sofrendo com a maldade de alguns seres humanos sem escrúpulos. Outros sem ética alguma. Aqueles, seres que não têm noção global de vida e acham que chute é o que um cão de rua merece. Estes, profissionais da saúde que crêem que a morte seja a solução e a pena para um animal que simplesmente vive na rua.
 
Por Nelly que visitei um CCZ pela primeira vez em minha vida, aos 10 anos de idade, em São Bernardo do Campo. O tal do veterinário responsável estava prestes a sacrificá-la, pois viver na rua era seu crime. Pena de morte por ser livre!
 
Lastimável... angústia, piedade... uma mistura de sentimentos que não soube explicar naquela época e que muito tempo que atormentaram.
 
Nelly, após muita relutância, mas coberta de amor e carinho, acostumou-se com a vida numa casa, apesar de ser muito desconfiada de todo e qualquer ser humano. Também, não poderia ser diferente, após constantes e brutais capturas com cambões, gritos, chutes e ameaças no corredor da morte do CCZ. A coitada sempre sonhava e acordava em pânico... provavelmente todo esse sofrimento fazia parte de seus pesadelos.
 
Depois de muito tempo, entendendo melhor certas situações, que até então eram apenas cenas numa mente de criança, e já na faculdade de Direito, jurei que um dia entraria com uma ação civil pública para acabar com o sofrimento de milhares de animais lá em São Bernardo do Campo, pela memória de Nelly.
 
Pois bem. Essa oportunidade surgiu neste ano.
 
No final de setembro de 2004, após estratégias traçadas e seguidas a risca, entramos com a tão esperada ação civil pública em São Bernardo do Campo e hoje tive a excepcional constatação de que, após muitas idas e vindas, a MEDIDA LIMINAR pleiteada finalmente fora concedida! Assim, nenhum animal sadio em São Bernardo poderá ser morto doravante.
 
Sei que o caminho ainda é longo, recursos virão... mas, enfim... com essa liminar muitos animais serão poupados de barbaridades e mortes inúteis. E conto com a colaboração de todos os amigos na fiscalização de agora em diante. Qualquer atitude contrária no CCZ de SBC deverá ser noticiada, para que tomemos as devidas providências.
 
Sinto-me feliz e compartilho com vocês essa felicidade.
 
Agradeço a todos que confiaram, participaram, acompanharam e/ou trouxeram inspiração de alguma maneira! 
 
Nelly... essa foi para você minha menina guerreira!

 

Clique aqui e saiba mais sobre os CCZs

 

   => Veja algumas notícias a respeito veiculadas na imprensa:

[ Diário do Grande ABC ]                    [ Jornal da Tarde ]   

 

anterior        Página Inicial          próxima