Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Garras de Veludo

Por Sandro Secutti

(Biólogo) 

 

Colaboradora: Cláudia Araujo de Oliveira

(Médica Veterinária) 

         Quando nos referimos aos felinos que vivem no Rancho dos Gnomos, provavelmente oss primeiros que lhe vêm à cabeça talvez sejam os leões e em seguida os diversos gatos, mas o grande personagem desse mês foi o Bengalinha em sua  nova casa. O Tigre-de-Bengala que chegou com oito meses de idade esta há três anos no Santuário, e como o tigrão cresceu, chegou a hora de colocá-lo em um recinto amplo que atenda melhor as suas necessidades. Muitos pensam que pelo fato dos leões terem a fama de “o rei dos animais” estes são os maiores, mas na verdade o maior felino do mundo é o tigre, sendo o maior deles o Tigre-siberiano (Panthera tigris altaica), habitando o extremo leste da Ásia, na fronteira entre a Rússia e o nordeste da China.  

            Bengalinha é um tigre originário de outra população (Panthera tigris tigris), a qual habita ou habitava praticamente todo o continente Indiano, mesmo assim seu tamanho é respeitável. Segundo as medições feitas no dia de sua transferência de recinto, constatamos um comprimento total da ponta do focinho até até a raiz da cauda 1,80 m, medindo a altura de 88 cm e pesando mais de ... Bem é verdade que o pessoal que carregou a fera vai dizer que pesava muito mais, mas também eles não eram tão fortes assim. Brincadeiras à parte, estão de parabéns todos que ajudaram a carregá-lo até a caminhonete, mas segundo o consenso da equipe técnica, seu peso é de aproximadamente de 220 kg. Seu dente canino da mandíbula superior mediu 6 cm de comprimento. De acordo com estes e outros parâmetros de medida, Bengalinha atingiu sua plenitude corpórea tornando-se um macho adulto. Na natureza permanecem juntos com a mãe até os 2 ou 3 anos de idade, quando estão aptos a sua independência como adultos, prontos para ganhar e dominar seus próprios territórios, dos quais podem chegar de 60 a 80 quilômetros quadrados para tigres indianos. 

            Segundo a médica veterinária Cláudia Araujo de Oliveira a transferência de recinto foi feita com sucesso, o animal reagiu bem à sedação, não havendo nenhuma complicação durante todo o período do procedimento. Depois de transferido, Bengalinha foi submetido ao exame clínico, coleta de sangue e biometria. O tigre se mostrou em ótimo estado de saúde.  

            Na natureza o tigre é um caçador solitário, especializando-se em certos tipos de presa, como búfalos, antílopes e cervos, pois para obter sucesso no ataque, requer grande experiência, ou seja, várias tentativas e erros até que consiga realizar uma captura bem sucedida. Dessa forma tornando-se um caçador especializado e com certa predileção por determinado tipo de presa, o que faz do tigre altamente dependente do sistema ecológico da região. Mas além de experiência de vida, esses grandes gatos contam com sua pelagem para obter sua refeição, pois suas listras verticais disfarçam-no entre as folhagens e sombras das árvores e arbustos de densas florestas onde vivem. Veja abaixo o esquema de camuflagem do tigre e seu efeito visual na natureza. As listras verticais disfarçam diante da sombra e vegetação, caso fossem as listras na horizontal, o efeito seria oposto.  

             Apesar de possuírem um comportamento solitário e adotarem um grande território como seu domínio, acabam lutando com outros machos de territórios vizinhos que eventualmente tentam expandir seus domínios de caça ou disputar por fêmeas no cio que transitem entre as fronteiras, o que é comum. As fêmeas entram em período de cio a cada dois meses, e quando grávida seu período de gestação varia em média de 100 a 112 dias, gerando ninhadas de 2 a 4 filhotes a cada 2 ou 3 anos, sempre com a presença do macho, e após o parto separam-se. Os filhotes nascem pesando não mais de 1 Kg e medindo 30 cm, desmamando por volta do sexto mês. Vivem em média de 15 a 20 anos, sendo que os machos em geral vivem menos que as fêmeas, isso se deve muito provavelmente pelo fato de disputas territoriais, quanto maior a área, mais fêmeas e alimento, porém maior o número de conflitos com outros machos adultos. 

            Diferentemente da natureza, no Santuário Rancho dos Gnomos o tigre terá obviamente seu tempo de vida prolongado, uma vez que as pressões seletivas dos fatores ecológicos não estão atuando. Bengalinha é alimentado diariamente,  duas vezes ao dia e agora em sua nova casa, terá espaço para andar e correr à vontade, gastando as energias, em uma área verde de aproximadamente 400 m2, toda ambientada com troncos, gruta e vegetação, tudo de acordo com suas necessidades, além de um tanque d’ água de 6.000 litros para se banhar. Pois é, quem disse que gato não gosta de água, tanto os tigres como muitos outros felinos selvagens no mundo também gostam de água, não só nos dias mais quentes, mas também quando acabam de comer, pois a digestão da carne acaba gerando muito calor, e há também aqueles que gostam de capturam seu peixe fresco. 

            No dia seguinte 

            Durante a noite o tigre permaneceu todo o tempo deitado, mas já atento e dando sinais de rápida recuperação pós-anestesia e ainda um pouco atordoado, observava tudo ao seu redor. Assim que amanheceu, Bengalinha estava de pé e andando normalmente sem cambalear. Quando finalmente por volta da 1 hora da tarde do dia 09/05/2004 chega mais um grande momento esperado pela equipe do Santuário Rancho dos Gnomos e por todos aqueles que colaboraram diretamente ou indiretamente. O cambeamento é aberto e como que um gato colocado em um ambiente estranho, o tigre começa a andar cautelosamente e cheirando a cada passo dado, encontrando a sua frente a primeira planta de tantas outras, não teve dúvida, abraçou a pequena palmeira e deitado deu boas mordiscadas nas pontas das folhas, em seguida fez o mesmo em uma toceira de erva cidreira. Andando mais para dentro do recinto, espreguiçou e gastou a garras na grama, como que um gato doméstico faria no canto do sofá ou no tapete, dirigiu-se para a parte alta do recinto e desgastou a casca de um troco não muito grosso, pois os tigres possuem em suas patas glândulas odoríferas, cuja secreção de cheiro forte tem a função de marcar seu território, ou mesmo quando caminham na terra. Ficamos em êxtase quando reconhecendo seu tanque molhou suas duas patas anteriores e deu boas goladas de água fresca. 

            Status da espécie 

            No passado os tigres distribuíam-se por todo o norte da Ásia, alguns habitavam também as cordilheiras da Ásia central e as densas florestas úmidas do sul. Ao longo dos anos as gerações de tigres espalhadas pela Ásia foram se isolando e diversificando em várias subespécies com características distintas. Atualmente existem cinco subespécies vivas, sendo que três foram recentemente  extintas pelo homem. Duas destas subespécies ainda vivas, estão na lista internacional de animais ameaçados de extinção da IUCN (Red List Threatened Species), classificados na categoria de “Criticamente em perigo”, são estas a população do sul da China com aproximadamente 20 – 30 indivíduos e a população da Sibéria e nordeste da China com 162 – 230 indivíduos. No entanto estes sensos foram publicados no ano de 1996, o que de acordo com o crescente desmatamento, caça e crescimento urbano desordenado, suponhamos que seja ainda menores estes números. No caso do Tigre-de-Bengala que corresponde à população da Índia, a estimativa para o mesmo ano foi de 3.030 – 4.735 indivíduos, classificado-os na categoria de ameaça como “Em perigo”.           

           Levando-se em conta a antiga área de distribuição e mesmo as áreas ainda florestadas, o número de animais é reduzido. Somando-se todas as cinco subespécies ainda existentes, estimou-se para o ano de 1996 um total de 4.800 – 7.300 tigres em todo o mundo, hoje estima-se em 5 mil.

anterior        Página Inicial          próxima