Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

GAYA, UM HISTÓRICO DE SOFRIMENTO

Cláudia Araujo de Oliveira

Médica Veterinária 

 

Sandro Secutti

Biólogo

Leoa de picadeiro ou arena de torturas – como queiram, Gaya teve seus dentes serrados e garras arrancadas para poder viver (quer dizer sobreviver) animando e ganhando aplausos de pessoas sem tal conhecimento, alimentando a sede e ganância de um proprietário de circo. 

O domador que era responsável pelos animais (Gaya e Madah, sua irmã) já possuía antecedentes criminais. Além, de claro, considerarmos o ato dele no picadeiro como um bárbaro crime também. O sujeito já estava sendo procurado pela polícia por homicídio, e fora encontrado com as duas leoas. Após o proprietário ser preso, as autoridades competentes, sem terem a quem recorrer, entraram em contato com o Santuário Rancho dos Gnomos, que passou a ser o depositário dos animais. Polícia Militar Ambiental e equipe do corpo de bombeiros trouxeram a carreta para o Rancho.

Recentemente Gaya apresentou infecção bucal, sendo tratada com antibióticos. A infecção ocorreu devido aos dentes caninos estarem serrados ao ponto de se expor a raiz e esta exposição facilita a entrada de bactérias, resultando na infecção do canal dentário. Este problema teve como conseqüência uma disfunção renal, o que levou o animal a um estado clínico mais complicado, necessitando de uma intervenção imediata.

Gaya, com aproximadamente treze anos, foi sedada para o tratamento deste quadro clínico, e neste mesmo procedimento realizou-se uma análise apurada da dentição e se constatou a necessidade de extrair dois caninos. 

Durante as três horas em que esteve sedada, Gaya esteve sob os cuidados de Dra. Claudia Araújo de Oliveira, veterinária do Rancho e Dr. Márcio , veterinário especialista em odontologia. Pela extensão dos problemas odontológicos e estado clínico, juntamente com o longo tempo de sedação, a primeira etapa foi encerrada, no entanto sabíamos da necessidade de se fazer uma nova intervenção odontológica. 

Após saúde recuperada, iniciou-se a segunda etapa do tratamento. Gaya foi levada até a clínica “Loving Pet” para o término do tratamento dentário, e além disso foi tirado uma radiografia da região do pescoço, devido a suspeita de corpo estranho na altura de garganta, onde se constatou um deslocamento do osso que sustenta a base da língua (hióide), provavelmente devido a um forte estrangulamento.

Bom, além destes problemas, devemos ainda citar outros problemas que Gaya possuía ao chegar ao Rancho: estava muito desnutrida e com grande quantidade de bicheira na pata. Acreditávamos que talvez fosse esse o motivo de não apoiar a pata corretamente no chão, mas mesmo eliminando a bicheira, com ótima cicatrização, a leoa continua mancando, provavelmente devido a pauladas. 

Tentem imaginar tudo isso junto em um só ser vivo, que antes de chegar ao Rancho, vivia levando diversas chicotadas no picadeiro para ganhar um mísero pedaço de carne, dentro de sua diminuta jaula. 

Hoje quem esta atrás das grades é o domador, enquanto Gaya corre em um amplo recinto, junto de outros leões.   

  

anterior        Página Inicial          próxima