Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Família STANKOWICH recebe primeira condenação

após cruel abandono de leões em Sumaré-SP

 

por Renata de Freitas Martins

Jurídico Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

  
 
Os fatos: Três leões foram abandonados pelo dono do circo Stankowitch, Mário Stankowitch (neste ato agindo pelo circo de Romênia, cujo CNPJ utilizado é o mesmo do Circo Stankowich, portanto, são a mesma coisa!), dentro de uma jaula, EM CONDIÇÕES LASTIMÁVEIS, numa praça no centro de Sumaré (120 km de SP). Os animais estavam totalmente debilitados, irritadiços por falta de alimentação, com as presas cerradas, problemas musculares, desidratação, entre diversos outros problemas constatados em laudos técnicos realizados no local.
 
Data: Janeiro de 2003
 
Vítmas: leoas Júlia e Susy e leão Vargas, além de toda a humanidade!
 
Alegações do Sr. Mário Stankowich na época: "Stankowitch alega que o circo deixou de funcionar e não sabia mais o que fazer com os leões." - Folha de S.Paulo, São Paulo, 04.01.2003
 
Após a tramitação burocrática de praxe ...
 
Os leões foram encaminhados para a Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia/SP, no dia 07 de janeiro de 2003, depositário legal dos animais. 
 
Inicia-se uma longa caminhada para a recuperação dos três leões, que agora, com vida nova e mais digna, também recebem novos nomes, LUPAN, BINÁ e HERA. 
 
Infelizmente, em 25.01.03, apesar de incansáveis esforços, o leão LUPAN não resiste. Seu estado de saúde foi irreversível.
 
Já as meninas Biná e Hera foram se recuperando aos poucos e hoje vivem felizes por não estarem mais expostas aos trabalhos insanos de um circo.
 
 
E a justiça?
 
Além do processo criminal, em janeiro de 2005 teve início uma Ação Civil Pública (proc. 35/05, 2ª Vara da Comarca de Sumaré), em face de STANKOWICH PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA. ME, ALTAMIRA DA SILVA STANKOWICH, ANTONIO STANKOWICH e MARIO ARI STANKOWICH, requerendo-se como tutela antecipada que os réus passem a arcar financeiramente com todas as despesas havidas com a manutenção das leoas, e como pedido principal a condenação dos réus pelo dano havido ao meio ambiente, perdas e danos, dentre outros.
 
Tutela Antecipada: Em 10.01.05, o Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Sumaré concedeu-nos a tutela antecipada pleiteada, e, assim, os réus da Família Stankowich estão obrigados a arcar com todas as despesas com as leoas (alimentação, medicamentos e afins).
 
Será que ainda há dúvidas quanto à crueldade cometida com animais em circos?
 
A Justiça começou a ser feita.
 
Parabéns a todos que participaram e nos possibilitaram esta primeira vitória.
 
Meu muito obrigada todo especial à bióloga ANDRÉA FILOMENA FREIXEDA, que na época elaborou laudo extremamente útil e embasador à ação e à decisão pela concessão de tutela antecipada, bem como ao incansável casal SILVIA e MARCOS POMPEU, pela tão admirável atuação e carinho com os animais, fazendo verdadeiros milagres a cada dia que passa. Com certeza são grande fonte de inspiração e força nesta caminhada em prol dos animais. Exemplos a serem venerados!
 

E enquanto isso...

Infelizmente a situação grave dos leões chamados de excedentes no Brasil continua... 

É rotineira a procura do Rancho dos Gnomos por pessoas procurando local para abrigar leões que estão abandonados, em situações terríveis de maus-tratos e alegando falta de destinação para esses animais.

Estamos abertos para ajudar na solução deste "problema", tendo inclusive já apresentado projeto ao nosso órgão ambiental, porém, infelizmente parece que a constante burocracia ainda tem predominado...

E nesta burocracia, temos notícias da morte sofrida de um leão no Rio de Janeiro; das dificuldades para a transferência de um leão em Santa Catarina (até para o Beto Carrero* o órgão ambiental pediu ajuda, já que não tem a mínima estrutura necessária para realizar suas funções essenciais); a apresentação de forma deslavada de um leão em circo no Estado do Rio de Janeiro, onde esta é proibida... e por aí vai...

IBAMA - AÇÃO EFETIVA FAZ-SE NECESSÁRIO!!!

---------------------------

 

* Beto Carrero, embora ande dizendo por aí que colabora com a proteção animal, especialmente conosco, Rancho dos Gnomos, logicamente não o faz. Alguém que explora animais para deleite e lucro próprio não tem ligação nenhuma com quem realmente tutela os animais.  NUNCA BC teve, tem ou terá algum vínculo com o Rancho dos Gnomos, muito pelo contrário. Estamos de olho nele, e quem acompanhou o caso do "pulo do gato" sabe muito bem disso! 

anterior        Página Inicial          próxima