Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Mais galos provenientes de apreensões em rinhas 

são levados ao Rancho dos Gnomos 

 

por Patrícia Nikitin Marcondes

Bióloga

 

  

Como pode esta situação continuar?? Como pessoas podem se divertir as custas de brigas de animais em que apenas um sobrevive?? Lamentavelmente esta situação continua ocorrendo...

Depois de tudo descrito no boletim nº 8 sobre as rinhas de galo, hoje eu gostaria de tratar outro lado.

Chegaram ao Rancho dos Gnomos no dia 27 de fevereiro de 2005, 10 galos, 2 galinhas e alguns franguinhos, através da Delegacia de Itapecirica da Serra/SP. O delegado, Dr. Astrogildo Anderson Filho, muito preocupado com questões ambientais, não esmoreceu diante das negativas recebidas por diversos locais que entrou em contato para receber estes animais. Primeiro ligou para o DEPAVE de São Paulo, que não recebia este tipo de animal e também não soube informar quem poderia recebê-los. Depois ligou para o Centro de Zoonoses de Itapecirica, que também não trabalha com a espécie em questão. Chegaram a SOS Fauna que embora seja uma ONG que trabalha com aves, também não recebe galos e galinhas mas indicou o Rancho dos Gnomos que foi prontamente atender o caso.

  

O Rancho dos Gnomos, junto aos policiais da Delegacia de Itapecirica da Serra foram a residência em questão. Fica na periferia, uma casa muito pobre com pessoas que não possuíam o primeiro grau completo, segundo o boletim de ocorrência. Em um corredor muito estreito, ficavam penduradas umas caixas, com animais dentro. O fundo destas caixas pretas era a parede, toda suja e embolorada (fico imaginando a quantidade de fungos e ácaros presentes no local, colocando em risco a vida das pessoas moradoras da casa). No quintal de terra, com muito lixo, os galos estavam presos a pequenos troncos no chão pelas patas, amarrados com tiras de moletons. Estavam a céu abertos, diariamente expostos ao sol, ventos, chuvas e sereno. Alguns franguinhos ficavam ao lado dos galos amarrados.

  

As pessoas desta casa compravam e procriavam os galos, não para consumo apenas, mas os treinavam para as rinhas. Na casa também foi achado um frasco com uma substância que utilizavam nos galos - o delegado apreendeu e mandou para perícia. Depois dos galos devidamente treinados e fortes eram vendidos novamente.

Por que tanta crueldade?

  

Por que maltratar animais?  Os galos desde cedo, ainda pintinhos ficam expostos a tanta maldade e crueldade humana. Até quando?

A resposta para o Rancho dos Gnomos é muito simples: Enquanto não houver educação, conscientização ambiental, pessoas sem informação como estas continuarão achar isto muito natural sem se dar conta da maldade que estão cometendo....mas será que é só isso mesmo?? Pense nisso....

  

  

anterior        Página Inicial          próxima