Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Coruja vítima da interferência antrópica e 

da total falta de informação e educação da população

 

  

Em 07/12/2005 o Sr. Hans, diretor da ONG – IMPACTO, trouxe para nossos cuidados um exemplar de coruja-buraqueira. 

Foi relatado que essa ave estava caída no pátio da escola e um aluno de 15 anos deu várias pauladas no animal.  Conclusão: fratura exposta em uma das asas, comprometimento da coordenação motora. 

A coruja-buraqueira (Speotyto cunicularia) ocorre em toda a América, e no Brasil vive principalmente em campos e cerrados.  Com os desmatamentos e por se alimentarem de pequenos roedores, insetos, escorpiões etc., elas passaram a habitar sítios, fazendas e áreas periféricas.  São animais tímidos e principalmente crepusculares, mas podem ser vistos a qualquer hora do dia procurando por uma presa. 

A coruja recebida pelo Rancho dos Gnomos estava com pouca coordenação motora e uma asa com fratura exposta.  No geral se mostrava um animal sadio, com bom empenamento e boa musculatura. 

   

A corujinha passou alguns dias em tratamento para equilibrar a coordenação e também para estabilizar a infecção na fratura para poder ser submetida a uma cirurgia.

Em pouco tempo ela começou a ficar em pé e empoleirada.  Após avaliação optou-se pela amputação de asa, infelizmente não houve condições para colocação de pino.

O pós-cirúrgico esta ótimo, ela esta se alimentando bem e conseguindo se empoleirar, apesar de certa dificuldade devido à falta da asa. 

Infelizmente mãe natureza perdeu mais uma espécime, pois esta corujinha esta condenada a viver em gaiola para o resto da vida.

Temos que refletir até quando iremos permitir que situações como esta continuem acontecendo, pois essa barbaridade é fruto da sociedade, e no final, essa mesma sociedade acabará sendo a vítima.

  

  

anterior        Página Inicial          próxima