Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Colégio Via Sapiens e Firmenich possibilitando

a tão necessária inclusão social: diretor mirim agradece!

 

  

Grande parte de nossos leitores já conhecem o nosso querido Wiltom, membro da Diretoria Mirim do Rancho dos Gnomos. 

Muito prestativo e dedicado aos estudos, Wiltom, como a maioria das crianças e jovens da nossa região, estuda na rede pública de ensino. 

Por ser muito atencioso nas aulas e com 13 anos estar cursando a 8ª série, este ano Wiltom foi o único aluno novato em uma classe com 30 repetentes, maiores na idade, fisicamente mais encorpados e com metas e intenções de vida totalmente distintas das suas. 

Wiltom é do bem, honesto, religioso, bom filho e com muita vontade de conquistar seu espaço em uma sociedade que nem sempre sorri para ele. 

Começou as aulas no colégio estadual em 20/02/2006 e logo no primeiro dia, um grupinho de alunos já conhecidos pela direção da escola como desordeiros, baderneiros e “aterrorizantes” foram em direção ao educado e meigo Wiltom, pegaram seu caderno e rasgaram ao som de piadinhas e ofensas gratuitas. 

Ao fim da “divertida farrinha” bateram e ameaçaram Wiltom com canivetes caso ele mencionasse o acontecido para a direção do colégio. 

Wiltom, acuado e com muito medo, calou-se e por mais dois dias consecutivos a “divertida farrinha” continuou. 

Wiltom vem todos os dias ao Rancho dos Gnomos ajudar nos cuidados das chinchilas (rever boletim n° 17). 

Chegando a semana do carnaval, notamos que Wiltom estava calado e triste e ao perguntarmos como estava indo na escola, foi relatada esta barbaridade. 

Wiltom estava decidido a perder o ano, mas não queria voltar à escola. 

Indignados com a absurda realidade apresentada, fomos em busca de uma solução. 

Ficamos ansiosos e contamos os dias para o término da semana de carnaval.  Enfim, na segunda-feira, dia 06/03/2006, logo pela manhã, entramos em contato com a Sra. Lori do Colégio Via Sapiens (www.colegioviasapiens.com.br), relatamos o fato ocorrido, e perguntamos sobre qual seria o processo de inclusão social e a possibilidade em obter bolsa integral. 

Lori, gentilmente explicou que os candidatos a bolsa participam de um teste que acontece somente em setembro e caso aprovados, garantiriam vaga/bolsa para o ano seguinte, mas devido à gravidade do caso, ela conversaria com a direção do colégio. 

Para o fim de nossa angústia, Lori ligou-nos no mesmo dia dando uma ótima notícia, concederam a bolsa integral para Wiltom. 

A sensação que sentimos foi de alívio, coração disparado, pernas trêmulas e muita, mas muita alegria. 

Tínhamos conseguido dar o primeiro passo, faltava conseguir recursos para a compra das apostilas, uniforme, material escolar e taxas.   

Solicitamos ajuda ao parceiro de sempre, a Firmenich, que muito incentiva a educação, e num gesto de solidariedade e preocupação, doa o valor para aquisição dos itens necessários. 

Ao receber esta agradável notícia, Wiltom abraça Silvia e chora muito.  

Silvia, Marcos e Wiltom começam a maratona atrás de transferência, histórico escolar, material, uniforme, apostila, fotos, atestado de saúde etc.     

No dia seguinte, Marcos leva Wiltom para conhecer o seu novo colégio e onde foram carinhosamente recebidos pelo Professor José Roberto (coordenador), Cristiane (administrativo) e por Lori (Dep. Marketing). 

Todos muito atenciosos, deram as boas vindas para o Wiltom.  Professor José Roberto conversou com o mais novo aluno e apresentou-lhe o colégio. 

Wiltom pouco falava, tamanha era a emoção ao perceber que um novo e promissor caminho estava se abrindo a sua frente. 

Tudo pronto, e chega o seu primeiro dia de aula, professores e alunos receberam Wiltom com alegria e respeito.

Até o término da semana, Marcos foi o orgulhoso motorista ao levar e buscar Wiltom no colégio, ainda faltando providenciar o transporte escolar, pois não seria possível a continuidade do "motorista" Marcos, devido às intensas atividades do dia a dia do Rancho dos Gnomos. 

Com alguns telefonemas indicados pelo próprio colégio, conseguimos o transporte escolar para levar e trazer Wiltom todos os dias (esta ainda sem patrocinador). 

Como nós, Dna. Francisca, mãe de Wiltom, ainda não estava acreditando na grande oportunidade que deram ao seu filho. 

Nosso querido diretor mirim mudou totalmente o semblante, agora ele vive sorrindo, conversa com alegria, disposição e ânimo. 

Acreditamos na ajuda mútua, na união, na parceria, e foi somente por meio desta união que conseguimos possibilitar um estudo de qualidade e a tão necessária e desejada inclusão social. 

Temos certeza de que o Colégio Via Sapiens e Firmenich terão muito orgulho de Wiltom Cezar Reis, que está se esforçando muito para acompanhar todo o aprendizado. 

Como diz o antigo e sábio provérbio: “SE VOCÊ NÃO CONSEGUE MUDAR O VENTO, AJUSTE A VELA" 

O vento é a rede pública de ensino e quem ajusta a vela são as pessoas que fazem a diferença. 

O Rancho dos Gnomos deixa registrado nossa gratidão à todos do Colégio Via Sapiens e a empresa Firmenich pelo pronto atendimento a nossa solicitação. 

Wiltom desejamos sorte e sucesso por toda a sua vida. E muito estudo. Este o caminho que verdadeiramente acreditamos.

  

  

  

  

anterior        Página Inicial          próxima