Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Lançamento da Revista Brasileira de Direito Animal

e fundação do Instituto Abolicionista Animal

De 4 a 8 de agosto de 2006, foi realizado o 1o Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano, no Memorial da América Latina, um dos cartões postais da cidade de São Paulo, focalizando o tema "Paz para Todos os Seres: Por um Mundo Pacífico, Saudável, Sustentável".

Nesta oportunidade foi lançada a Revista Brasileira de Direito Animal, livro que trata dos mais distintos aspectos da tutela dos animais sob uma ótica multidisciplinar ( Direito, Filosofia, Veterinária, Psicologia, Biologia, Educação, entre outros), com o fim de atender demandas de profissionais, ativistas da causa animal, pensadores e agentes públicos, implementando atitudes e práticas a fim de combater a exploração do animal sob todas as formas.

O livro traz artigos de Tom Reagan, David Favre, Heron Santana, Luciano Rocha e Thiago Pires, Edna Cardozo Dias, Laerte Levai, Mariângela Freitas, Renata de Freitas Martins, Sônia T. Felipe, entre outros.

Também no Congresso foi fundado o Instituto Abolicionista Animal, uma “barricada” na caminhada para a abolição dos últimos seres escravizados da Terra. É uma associação que vem somar esforços na libertação dos que não têm voz, dando suporte jurídico e fundamentação filosófica, assim como apoio técnico na formulação e ajuizamento de ações em defesa dos interesses dos animais. A importância desse Instituto, pioneiro no mundo, é paradigmática e, certamente, ainda ouviremos muito falar dele, que conta entre seus fundadores com grandes pensadores e expoentes dessa caminhada.

Nesta oportunidade agradeço (Renata F. Martins) ao convite formulado pelo promotor de justiça, Dr. Laerte Fernando Levai para compor a diretoria do citado instituto, o que muito me orgulha, especialmente por poder estar ao lado de profissionais competentíssimos e de quem sempre fui admiradora e seguidora.

 

 

 

   anterior        Página Inicial          próxima