Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Animais silvestres: alguns dos animais que foram acolhidos

pelo Rancho nos últimos 2 meses

 

AVES

 

  

 

Em 01.11.06, o Rancho dos Gnomos recebeu 14 aves e 01 papagaio apreendidos pela Polícia Militar Ambiental em uma residência.

 

     

No dia 02.11.06 um munícipe encontrou um filhote de coruja-buraqueira e entregou à Guarda Municipal de Cotia, que trouxe imediatamente para o Rancho dos Gnomos.

 

Em 22.11.06 chega ao Rancho dos Gnomos, trazido pela Polícia Militar Ambiental, um flamingo que foi encontrado em um sítio na região próximo ao Rancho. Ele estava muito assustado e desnutrido. Após avaliação, a equipe do Rancho dos Gnomos fez os procedimentos necessários. Ele está sendo monitorado, alimentando-se muito bem, sendo visível sua recuperação diária.

 

     

 

      

Em 22.11.06 os bombeiros trouxeram ao Rancho uma pombinha machucada. A falta de apoio do estado, faz com que casos como estes tenham apenas o Rancho dos Gnomos como solução.

Em 04.12.06 o Rancho recebeu um filhote de coruja-do-campo machucada, o qual fora entregue por um munícipe no pelotão da Polícia Militar Ambiental, que a encaminhou para nós. A corujinha foi encontrada na estrada e queriam soltá-la, mas por se tratar de um filhote preferiram entregar para a polícia.

Um filhote de tucano-de-bico-verde foi trazido ao Rancho pelos Bombeiros no dia 12.12.06, tão novinho que sequer conseguia alimentar-se sozinho. Tem sido cada vez mais raro encontrar esta bela ave em muitas regiões devido à destruição de seu habitat natural.  O filhote foi encontrado por um munícipe, estava no chão e um cachorro havia mordido sua asa. Acredita-se que tenha caído do ninho, feitos em buracos de árvores, devido às fortes chuvas.

  

  

SAGÜIS

Em 03.11.2006 um casal chega ao portão do Rancho dos Gnomos com uma caixa nas mãos e dentro um “minúsculo” sagüi bebê, muito debilitado. A história é sempre a mesma “caiu no meu quintal”, mas quase sempre são animais que são mantidos em cativeiro por pessoas com total desconhecimento no que concerne aos crimes ambientais e, principalmente, com absoluta falta de consciência ambiental global. 

Ao ser examinado, foi diagnosticada pneumonia, desnutrição severa e total apatia, e mesmo com total dedicação e tratamento intensivo, seu quadro agravou-se rapidamente, vindo a óbito dois dias após sua chegada.

Querido bebê, todos nós do Rancho dos Gnomos sentimos muito!

No dia 29.12.06 um policial da Guarda Municipal de Cotia chegou no Rancho dos Gnomos trazendo um sagüi que havia retirado de algumas crianças na rua.  

O policial estava passeando em seu dia de folga, quando uma estranha movimentação dessas crianças chamou-lhe a atenção. Ao se aproximar pôde ver que estavam com um sagüi dentro de uma gaiola, que era chacoalhada e jogada de um para o outro, sem que essas crianças tivessem a menor noção do que estavam fazendo.   

Assim que chegou, o sagüi foi examinado. Estava convulsionando, por conta das chacoalhadas na gaiola e veio a óbito em seguida. A necrópsia constatou vários pontos de hemorragia interna. 

Apesar do triste desfecho, o Rancho dos Gnomos exalta o comprometimento deste policial com as questões socioambientais, já que mesmo de folga de seu trabalho, cumpriu o seu papel de cidadão consciente. 

Parabéns à Guarda Municipal de Cotia, sempre tão atuante e parceira eficiente.

OURIÇO

  

Em 06.11.2006 chegada de ouriço por meio do Corpo de Bombeiros.

VEADO CATINGUEIRO

  

Em 10.11.2006 a Polícia Militar Ambiental chega ao Rancho dos Gnomos com um  veado catingueiro atropelado. Lindo macho adulto, que lamentavelmente veio a óbito 24 horas após sua chegada. 

A necropsia constatou múltiplas fraturas, como oito costelas que perfuraram o pulmão, descartando qualquer chance de sobrevivência.   

  

Mais uma inestimável perda!!!

LAGARTO TEIÚ

     

Devido ao crescente desmatamento que ocorre em nossa região, principalmente para construção de condomínios residenciais, muitos animais são obrigados a buscar comida e abrigo em outros lugares. No dia 28.11.06 um lagarto Teiú “apareceu” na casa de um munícipe e foi atacado pelos cachorros sofrendo ferimentos em uma das patas. 

O lagarto foi trazido para o Rancho e depois de passar por avaliação e recuperação dos ferimentos a veterinária Cláudia autorizou seu retorno à natureza, tendo o animal sido remanejado e translocado para a Reserva do Morro Grande.

PREGUIÇA

  

Em 02.12.06 chega ao Rancho dos Gnomos por meio da Polícia Militar Ambiental um bicho preguiça macho adulto que ganhou o nome de Cauã. Esse animal foi encontrado atravessando uma Rodovia em área com intenso desmatamento. 

Após o difícel período de adaptação, Cauã está bem e partilhando os dias com Cacau (relembrar boletim nº 22).

Em 19.12.06 recebemos mais um exemplar de preguiça macho, Kairo, e sua história poderá ser lida em tópico separado neste boletim, clicando-se aqui.

QUATI

     

Outra vítima de desmatamento é trazida ao Rancho dos Gnomos em 11.12.06, dessa vez um lindo quati que era “tratado” por uma senhora em sua residência.  

O quati apareceu em sua casa quando ainda era bebê e ela o alimentava. Ele se tornou adulto e passou a freqüentar a casa. Mas essas adoráveis criaturinhas são bastante levadas e o quati começou a fazer “artes”, destelhava a casa e não ficava muito feliz ao chamarem sua atenção. 

A senhora, que está grávida, solicitou auxílio ao Rancho dos Gnomos, que recebeu esse novo morador, agora chamado de Tererê.

Ao presenciar animais silvestres filhotes ou adultos, avise a PMA para evitar esses problemas.

  

GAMBÁS

Em 26.12.06 recebemos da Defesa Civil mais vítima da atual e deplorável situação ambiental.  Seis filhotes de gambá que perderam a mãe.  

Mais uma vez o crescente desmatamento fazendo vítimas.

A mamãe gambá saiu em em busca de alimento, carregando seus filhotes no marsúpio (uma bolsa no ventre). Foi encurralada por cachorros, gravemente ferida, deixando seus filhotes órfãos. 

 

anterior        Página Inicial          próxima