Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

A saga de uma apreensão: a dificuldade para a destinação 

de animais apreendidos cada vez maior

 

Em 11.12.2006 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Polícia Militar Ambiental, 14 pássaros que foram apreendidos em uma residência (é crime manter animal silvestre em cativeiro – Lei Federal 9605/98).

Após a apreensão, a Polícia Militar Ambiental começou uma busca por locais adequados e autorizados que pudessem receber essas vítimas. No mesmo dia da apreensão (sexta-feira) entraram em contato com o Rancho dos Gnomos, que, como sempre, com a estrutura em seu limite, não pode dar o suporte necessário nesse caso. 

Nos dias seguintes (sábado e domingo) fomos solicitados insistentemente para dar suporte a esse mesmo caso. Com muito pesar continuamos informando que não tínhamos condições de apóia-los, embora sabendo que esses grandes homens da Polícia Militar Ambiental estão fazendo o impossível para que a lei de crimes ambientais seja cumprida e que esses animais acabam morrendo por falta de locais que acolham imediatamente as apreensões realizadas. 

Na segunda-feira às sete e meia da manhã a sirene de uma viatura toca no portão do Rancho dos Gnomos. Ao averiguar, foi constatado, para nossa surpresa, que se tratava dos mesmos 14 pássaros, que até aquele dia, ainda não tinham sido acolhidos em nenhum outro local. 

Nossa indignação foi tamanha e não nos restou nenhuma outra alternativa a não ser recolher esses brasileirinhos, que estão sendo dizimados pela ganância e ignorância humana, tentando-se mais uma vez fazer milagre em nossas estruturas.

Lamentável!

 

 

  anterior        Página Inicial          próxima