Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Animais silvestres: 

alguns dos animais encaminhados ao Rancho dos Gnomos no começo de 2007

 

BUGIO

 

   

Em 02 de janeiro de 2007 chega ao Rancho dos Gnomos um belo e jovem bugio encaminhado pela Polícia Militar Ambiental. Mais um animal Silvestre encontrado vagando em plena cidade de Itapecerica da Serra/SP. 

A Polícia Ambiental foi acionada por moradores da cidade que estavam preocupados com a integridade física desse animal. Lamentavelmente, a região de Itapecerica da Serra está em processo acelerado de desmatamento, o que tem ocasionado muitas vítimas, sejam os animais que são simplesmente "despejados" de seu habitat cada dia mais inexistente, seja o próprio humano. 

Ao chegar no Rancho dos Gnomos o animal foi examinado e para nosso alívio tudo estava bem com esse lindo bugio macho. 

Ele está em observação e em breve a equipe técnica do Rancho avaliará o melhor destino para esse nosso querido amigo.

 

ARARA

 

     

Também no dia 02 de janeiro de 2007 a Polícia Militar Ambiental encaminha ao  Rancho dos Gnomos uma arara canindé, encontrada no centro da cidade de Itapecerica da Serra. Felizmente não estava machucada, nem magra e não apresentava nenhum problema de saúde. 

Mas, o que fazia uma arara saudável em pleno centro urbano? Por que não voava, se suas asas e tendões não estavam cortados? Ao examinarmos a ave, tivemos a resposta: provavelmente esta arara sobreviveu durante muitos anos em uma gaiola, perdendo massa muscular, o que a impedia de voar. 

O animal passa bem e será transferida para um viveiro adequado.

MAIS UM BUGIO

  

Em 29 de janeiro de 2007 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Polícia Militar Ambiental, um bugio bastante ferido e assustado.

O animal estava com um dos ossos da bacia fraturado em 02 pontos e apresentava pus desde as axilas até parte das costelas, lesões profundas e extensas nos dois tornozelos, sendo que em um deles aparecia o osso. Seu lábio inferior estava extremamente inchado e não possuía a maior parte dos dentes.    

  

Muitos foram os esforços na tentativa de recuperá-lo, mas, infelizmente, o bugio não resistiu e veio a óbito no dia seguinte. 

O desmatamento desenfreado vem causando inúmeras vítimas. No caso dos bugios, quando se desgarram ou são expulsos do bando, normalmente encontram uma nova família ou sobrevivem sozinhos pelas matas. O desmatamento não lhes dá mais essa chance e eles acabam indo para as áreas urbanizadas, onde comumente sofrem maus tratos, são apedrejados por pessoas que os temem, tornam-se alvos para brincadeiras, entre outros.  

  

  

TARTARUGA PESCOÇUDA

  

A Guarda Municipal de Cotia, durante patrulhamento em janeiro de 2007, deparou-se com uma tartaruga pescoçuda atravessando uma das ruas da cidade. A tartaruga foi imediatamente trazida ao Rancho e após período de avaliação ela foi solta no lago do Santuário.

  

SAGÜI

  

Em 31 de janeiro de 2007, chega ao Rancho dos Gnomos por meio da Polícia Militar Ambiental um jovem sagüi macho.

Esse animal foi resgatado em uma residência próxima ao Rancho.

Ao ser examinado, foi observado que se locomovia com muita dificuldade, se arrastava sem movimentar as pernas.

Ao ser levado na clínica do Dr. Salvador Felís ( telefone 4612-2651) parceiro de sempre, para exame radiográfico, foi constatado fratura de coluna na região torácica.

Os exames mostraram serem remotas as chances de recuperação, mas como a equipe do Rancho  não desisti nunca, está sendo feito tratamento e ambientação em seu improvisado recinto para proporcionar alguns exercícios melhorando a sua qualidade de vida.

Com muita dedicação este jovem sagüi recupera-se dia-a-dia.

  

JABUTI

Em 02 de fevereiro de 2007, garotos da região chegam ao portão do  Rancho com um jabuti nas mãos. 

Relatam que encontraram o animal vagando vagarosamente pela rua e antes que fosse atropelado ou capturado por alguém, resolveram pegá-lo e entregar aos cuidados da equipe do Rancho dos Gnomos. 

Após avaliação, observação e cuidados, esse jabuti foi aproximado ao grupo de trinta jabutis moradores do Rancho. 

Parabéns à esses cidadãos mirins do bem!!!

GAMBÁ

  

Em 20 de fevereiro de 2007 o Rancho dos Gnomos recebe, das mãos de munícipes, um gambá muito ferido. 

Toda boa vontade e dedicação das duas senhoras e da equipe do Rancho não foram suficientes para salvar esse pobre gambá. 

Com globo ocular exteriorizado, mandíbula totalmente fraturada e falta de equilíbrio (sugerindo atropelamento ou pauladas), ele não respondeu aos tratamentos e veio a óbito dois dias após sua chegada. 

Lamentamos essa perda, mas parabenizamos essas senhoras que ao avistarem o animal caído na estrada, pararam o carro imediatamente e procuraram ajuda, na tentativa de salvá-lo. 

Belo exemplo!!!

  

 

 

anterior        Página Inicial          próxima