Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Vítimas: infelizmente, mais uma vez noticiamos 

vítimas de crueldades acolhidas pelo Ranho

ABANDONO

Em 13/04/2007 abandonaram cachorrinhos no portão do Rancho. 

Em 27/04/2007, uma senhora foi flagrada, pela equipe do Rancho dos Gnomos, abandonando um gato no portão, imediatamente Marcos registrou o fato e a encaminhou para o Distrito Policial de Cotia, onde foi autuada e responde processo por crime ambiental, tendo-se em vista que submeter o animal ao abandono é crime.   

  

Em 05/05/2007 foi abandonada no portão do Rancho uma mãezinha e seus sete filhotes cachorrinhos.   

  

DESMATAMENTO  

  

Em 20/04/2007 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Polícia Ambiental, um veado catingueiro.   

  

Em 10/05/2007 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Defesa Civil de Cotia, uma coruja com ferimentos na asa. 

  

Em 09/07/2007 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Defesa Civil de Cotia, um gavião.

  

  

  

CAÇA 

Em 03/07/2007 foi entregue por um consciente cidadão, morador de Cotia, um veado catingueiro macho, vítima de caçadores que estavam agindo próximo a Reserva do Morro Grande/Cotia-SP. 

Esse animal seria usado como alimento, mas felizmente cruzou o seu caminho, o Sr. Mário Fagundes dos Santos, que imediatamente chamou a polícia e conseguiu um desfecho feliz para o meio ambiente como um todo, pois sabemos que cada animal tem sua importante função na continuidade da vida no planeta. 

TRÁFICO

  

Em 08/06/2007 chega ao Rancho dos Gnomos, por meio da Guarda Civil de Cotia, dois pássaros que estavam em poder de um traficante de drogas que atuava na região.   

  

LINHA DE PIPA COM CEROL

  

Em 17/07/2007 crianças da Fundação Maria Carolina (www.fundacaomariacarolina.org.com) trouxeram ao Rancho dos Gnomos uma coruja totalmente enroscada em linha de pipa com cerol, ao chegar no Rancho dos Gnomos, Marcos explicou para as crianças, todos os graves problemas ocasionados pelo cerol e as crianças, muito atentas aos ensinamentos, lamentaram o ocorrido e se comprometeram a passar adiante os ensinamentos e nunca mais usarem cerol.   

  

Felizmente foi possível remover a linha e foi observado que seu estado geral era favorável a soltura. E assim foi feito! Em 19/07/2007 essa linda coruja foi devolvida ao local em que fora encontrada.   

  

Para alegria de todos, ao ser aberta a gaiola, ela rapidamente alçou vôo, linda, perfeita e saudável.   

  

FALTA DE CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

  

Em 21/07/2007 chega ao Rancho dos Gnomos por meio da Polícia Militar Ambiental uma arara-canindé, que fora encontrada em uma avenida da cidade de Embu. 

Ao ser examinada foi constatada desnutrição severa (menos de 60% de musculatura do peito), asa direita com mais de 50% das penas cortadas, praticamente sem penas caudais, sendo que as poucas penas existentes estavam com coloração opaca devido à alimentação não adequada por longo período e totalmente familiar a presença humana. 

Pelo diagnóstico, foi sugerido que essa arara era mantida em cativeiro (manter animal silvestre em cativeiro é crime ambiental) e por algum motivo foi solta (abandonada) sem nenhum critério.   

Ela está em tratamento e sendo observada constantemente.   

  

Em 27/07/2007 Marcos depara-se com um garoto fazendo uso de estilingue. Imediatamente parou o carro,  questionou e explicou ao garoto todo o mal que aquele ato causaria para os animais, conseqüentemente para o meio ambiente do qual fazemos parte, explicou também se tratar de uma “arma”. 

Imediatamente o garoto entregou a “arma” para Marcos, que será utilizado na educação ambiental de outras crianças.

 

 

anterior        Página Inicial          próxima