Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Mídia: o interesse para a divulgação dos direitos dos animais continua intenso, 

com matérias de grande repercussão

 

Revista Ambiente Urbano – 26.09.2007

 

   Edição: 21
   Mês: Novembro de 2007
   Assuntos de Capa: Estresse!

O resgate à vida! PDF Imprimir e-mail
Banner - ONG´s em Destaque

Revista Ambiente Urbano - Ano 2 - nº20 - Outubro de 2007
Escrito por Fernanda Correia

 

Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos proporciona uma segunda chance aos animais abandonados e vítimas de maus-tratos.

 

Leões, tigres, araras, macacos e outros animais vítimas do tráfico e de maus-tratos poderiam ter um final não tão feliz, não fosse o trabalho realizado pelo Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, localizado em Cotia, na Grande São Paulo. No local, os animais que passaram por situações de extrema crueldade em circos, rinhas (como é o caso dos galos utilizados para essa diversão criminosa) ou simplesmente abandono, ganham abrigo e condições para uma vida tranqüila. "Nós recebemos todos os animais que precisam de ajuda.

O grande foco são os animais de circo, em especial os grandes felinos, mas todos os animais que necessitam são recolhidos" explica Marcos Pompeu que, junto com sua esposa Silvia Pompeu, fundou o Rancho dos Gnomos. Algumas espécies da fauna que sofreram o impacto das construções do Rodoanel (trecho Oeste), por terem seu habitat natural desmatado, também encontraram abrigo no Santuário que, atualmente, conta com cerca de seiscentos animais.

Os animais que chegam ao Rancho dos Gnomos geralmente estão com a saúde fragilizada pelo fato de, muitas vezes, terem passado vários dias presos em jaulas abandonadas no meio do mato (no caso dos leões) sem as mínimas concondições de vida. Além disso, há os que passaram a vida toda sem ter contato com a terra, com a água ou presos em gaiolas apertadas. Se pudessem expressar-se por meio das palavras, certamente cada animal que hoje se encontra no Santuário teria uma triste e sofrida história para contar. A leoa Harama é um exemplo disso.

Quando ainda vivia em Rondônia, ela era utilizada como objeto de pesquisa por um grupo de estudantes de veterinária e, toda semana, recebia doses de anestésicos para a prática. Um dia, decidiram que ela não serviria mais para os estudos e concluíram que ela deveria ser sacrificada. Sensibilizada com o destino da leoa, uma veterinária do grupo decidiu pedir ajuda ao Rancho dos Gnomos que deu abrigo a Harama, além de todas as condições para uma vida tranqüila.

Cuidados

Quando chegam ao Rancho dos Gnomos, os animais imediatamente recebem os tratamentos necessários para a sua recuperação e ganham um novo nome que, além de simbolizar o início de uma nova vida, é uma forma de ele não se identificar mais com as experiências do passado.

Todos recebem alimentação adequada e medicamentos, estes ministrados apenas em casos de extrema necessidade, porque a preferência é para as técnicas alternativas como a homeopatia, acupuntura, florais, cromoterapia e musicoterapia. Esses tratamentos contribuem não só para a saúde física como também para deixá-los mais calmos e amáveis.

Até mesmo para o resgate de animais no local onde foram abandonados, o Rancho nunca utiliza técnicas agressivas e nem mesmo anestésicos. "Chegamos no local e procuramos mantê-lo o mais tranqüilo possível, borrifando florais no animal e no ambiente, para que o resgate não seja traumático", conta Marcos.

Os animais também recebem as vacinas necessárias e são esterilizados (no caso dos leões, cães e gatos) visando diminuir a população. O Santuário não cuida dos animais com o objetivo de vendê-los ou mesmo reproduzi-los. O trabalho realizado pela ONG tem o exclusivo objetivo de zelar pela vida dos animais que, longe do Rancho, não teriam as mínimas chances de sobrevivência. Quando é possível, alguns até são devolvidos para a natureza, após a recuperação.

Educação Ambiental

O Rancho dos Gnomos também possui uma área destinada à educação ambiental. Seu objetivo é informar, educar e conscientizar, despertando nos que visitam o local a consciência sobre o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas, dos animais e, conseqüentemente, de si próprio. “Esse espaço educativo foi criado visando a mudança de comportamento”, explica Marcos. A cabana educacional possui animais empalhados, em que as crianças podem tocar e, com isso, ter a noção do tamanho e de como são cada um deles, além de gaiolas, caixas e maletas com compartimentos, utilizadas para o transporte ilegal de animais, muitas vezes ameaçados de extinção.

O Santuário não é aberto para a visitação pública, no entanto, recebe grupos de estudantes ou empresas que queiram conhecer o local e aprender um pouco mais sobre a vida dos felinos e de outros animais que vivem no Rancho.

No caso das escolas, o programa de educação ambiental é direcionado para crianças com oito anos ou mais e os grupos podem ser formados por no máximo 10 pessoas (nossa errata: são recebidos grupos de 30 a 50 pessoas). As informações são transmitidas por meio de palestra interativa e passeio pelo Santuário, onde todos tem a chance de conhecer os animais e suas histórias.

Na seqüência, as crianças acompanham o plantio de uma árvore, que recebe o nome da escola visitante. "Esse trabalho possibilita que os visitantes compreendam os problemas ambientais e também mostra o que cada um de nós podemos fazer para contribuir para a preservação da vida, despertando em cada um o senso de proteção" diz Marcos.

Um pouco de História

O Rancho dos Gnomos existe há 16 anos mas é formalmente constituído desde 2000. Marcos e Silvia Pompeu transformaram o sítio da família em um abrigo para animais abandonados.

Hoje a ONG funciona 24 horas por dia, sempre pronta para receber os animais apreendidos.

De acordo com o Santuário, só no ano de 2002, foram recebidos 2500 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e pelo Ibama, representando 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo.

E no ano de 2003, vieram cerca de 2400 animais, que representam 13% das apreensões totais no Estado.

Uma equipe especializada, formada por veterinários, biólogos e outros profissionais dedica-se diariamente para garantir o bom funcionamento do local

Masco e Silvia Pompeu

Marcos e Silvia Pompeu: há 16 anos
lutando por melhores condições de
vida aos animais.


 
 
Mobilize-se!
 
Como ajudar?

Existem duas formas de contribuir com o trabalho realizado pelo Rancho dos Gnomos. Uma delas é o associativismo, por meio de contribuições mensais, e a outra é realizando doações. No site existem as condições e os valores para quem quer se tornar um sócio- contribuinte dessa ONG.

As empresas também podem contribuir além de dinheiro, com materiais de construção, medicamentos e alimentos para os animais. Há também a possibilidade de patrocinar a construção de recintos para os animais. Neste caso, os patrocinadores ganham uma placa com uma frase e o nome do doador.

O Rancho dos Gnomos não é aberto para a visitação pública. Somente escolas, universidades ou empresas podem formar grupos e agendar uma visita. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (11) 4616-2703 ou no site www.ranchodosgnomos.org.br.

Fonte: http://www.triangulo.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=446&Itemid=274

anterior        Página Inicial          próxima