Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Gaya feliz em seu novo recinto, 

 

 

por Amanda Mello Godoi

médica veterinária

No último dia 02/11/04, a família ASERG realizou a transferência da leoa Gaya ao seu recinto definitivo.

Leoa de picadeiro, como todos sabemos,  Gaya teve seus dentes serrados para poder "trabalhar" sob a punição de um proprietário de circo.

Nesta transferência, aproveitamos a sedação do animal, para realizar um exame clínico geral, e uma análise minuciosa de sua dentição.

Foi constatada uma fístula sub mandibular referente a um canino que foi retirado anteriormente sob uma intervenção cirúrgica. Este canino havia sido serrado deixando a raiz  exposta e facilitando a entrada de bactérias, resultando na infecção do canal dentário.

 Mesmo tendo retirado o dente, a "porta de entrada" continuou aberta, e restos de alimento ou sujeira, levam a este tipo de infecção infiltrativa.

Realizamos a limpeza da boca com antissépticos bucais e hoje Gaya encontra-se em perfeito estado de saúde, alimentando-se normalmente.

 

 

e algumas árvores salvas no meio do caminho!

 

por Renata de Freitas Martins

Jurídico Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

 

  

 

Infelizmente tem-se tornado habitual a destruição do ambiente em nome do chamado desenvolvimento, ao redor do qual sobrepaira o tal do poder econômico.

 

Mas será que se justifica a destruição desenfreada por um desenvolvimento duvidoso?

 

Este questionamento está sendo trazido à baila neste tópico, pois no último mês, devido à ampliação da Rodovia Raposo Tavares, na altura de Cotia, uma grande derrubada de árvores estava prestes a ocorrer. Algo brutal para aqueles que reconhecem a VIDA em cada folhinha verde de uma árvore. Mais brutal ainda por saber-se que sem titubeios um trator passaria por cima de tudo e em alguns minutos destruir-se-ia o que a natureza levou anos para harmonizar.

 

Em rápida atuação, a ASERG entrou em contato com todos os responsáveis pela obra, mobilizando pessoas e oficiando o DER, para que as árvores fossem retiradas cuidadosamente e replantadas em outro local, podendo-se assim compensar o dano ambiental que estava prestes a ser ocasionado.

 

Assim, diversas árvores foram cuidadosamente retiradas e replantadas na sede da ASERG, com o apoio da sempre tão solícita Defesa Civil.

 

Ah sim... já devem estar indagando o que esta nota faz aqui no tópico em que começamos falando da leoa Gaya, não?

 

Pois bem. As citadas árvores foram plantadas nos recintos dos grandes felinos (leões e tigre), incluindo-se neste rol o recinto de Gaya, agora ambientado com árvores que seriam maltratadas e mortas como muitos dos pares de Gaya o foram um dia na vida de animal de circo...

 

Final feliz para as árvores e para Gaya!

 

Mas final triste para muitas e muitas outras árvores e animais pelo mundo, que são descartados indiscriminadamente para a ampliação de estradas, construção de barragens, prédios enormes... enfim... temos resultados catastróficos e crimes ambientais latentes por causa da corrida pelo desenvolvimento desenfreado e que na verdade, de desenvolvimento nada possuem... E pior, muitas vezes com o aval do Poder Público, que passa por cima de licenciamentos ambientais do mesmo modo que os tratores passariam por cima das árvores, sob os auspícios de que a burocracia ambiental é um atraso para o país...

 

Nessa "brincadeira" de rodoanéis, cataguases, raposos tavares e afins a destruição da fauna e da flora crescem cada vez mais, porém o desenvolvimento regride, sendo normalmente apenas uma solução paliativa para os problemas modernos criados pelo próprio ser humano.

 

Lastimável... a política desenvolvimentista que ignora a preservação e conservação ambiental é tão retrógrada e momentânea que em pouco tempo fará com que a vida torne-se impossível neste planeta azul.  Aliás, será que ainda se trata de um planeta azul?

 

Que os problemas sejam resolvidos em suas bases!

 

     

anterior        Página Inicial          próxima