Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

A apreensão de animais silvestres tidos como domésticos também é uma constante

 

Textos: Patrícia Nikitin Marcondes, bióloga

PICA-PAU  

A Guarda Civil de Cotia, no dia 29 de dezembro de 2004, encaminhou ao Rancho dos Gnomos um pica-pau de cabeça vermelha, que foi atropelado em uma via pública que passa ao lado de uma mata.

Depois de diagnosticado com uma asa quebrada, estava sendo muito bem tratado e se alimentando. Por ser um animal de vida livre, longe de qualquer tipo de estresse, ficou muito triste e veio a óbito depois de três dias.

É isso que acontece com animais que são pegos por arapucas e alçapões por aí. Em um primeiro momento as pessoas acham que eles estão reagindo muito bem, pois se alimentam, mas depois acabam morrendo e ninguém desconfia o porquê. Animal de vida livre não fica preso em gaiola.

A casa dele é a floresta, um espaço enorme, onde tem uma função biológica muito importante na predação de insetos que muitas vezes são prejudiciais às árvores. Ornitólogos (pessoas que estudam aves) acreditam que eles localizam o inseto através de sua incrível audição. Depois que eles batem nos troncos das árvores eles “ouvem” batidos diferentes e encontram assim a sua presa. A sua língua bastante comprida, afilada e pegajosa facilita o trabalho de capturar insetos. Nem todos os pica-paus são insetívoros. Alguns são sugadores de seiva e esta quando fermenta deixa o pica-pau “embriagado”, podendo então esbarrar em uma ou outra árvore.

Estes animais na época do acasalamento escavam buracos nos troncos das árvores, um começa de baixo para cima e outro de cima para baixo. Estes ninhos os protegem dos ventos, chuvas e frio, assim estas notáveis aves não precisam migrar durante o inverno.

Diferente de outras aves que cantam os pica-paus emitem apenas verdadeiros gritos para se comunicarem.

Outras informações podem ser obtidas no site do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé, no link:  www.aultimaarcadenoe.com.br/picapau.htm

Por fim, gostaríamos muito que refletissem muito antes de aprisionarem uma ave em uma gaiola, sem antes conhecer biologia do animal na natureza. É um verdadeiro crime, tanto penal Lei nº 9.605/98, quanto humanitário!


7 PÁSSAROS CHEGAM POR MEIO DE APREENSÃO

No último dia 07.01.2005, o soldado PM Ronaldo do 1º Pelotão da 1ºCia da Polícia Militar Ambiental, chegou ao Rancho dos Gnomos com 7 pássaros que foram apreendidos em situação de maus-tratos em um domicílio próximo à delegacia. 

Graças a denúncias de moradores da vizinhança, 4 canários-da-terra, 1 tico-tico e 2 cancans foram apreendidos e encaminhados ao Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos.

 Lembramos mais uma vez que manter animais silvestres em cativeiro é um crime ambiental previsto na lei 9.605/98.  

Atualmente as aves estão recebendo tratamento adequado e passam bem.

 

anterior        Página Inicial          próxima