Conheça quem apoia os nossos resgates.
Nos ajude mensalmente. Saiba como!
Assista aos vídeos do nosso dia a dia.
Siga-nos pelas redes sociais.
Dúvidas? O Rancho Responde!
Bootstrap Slider
Página Inicial Cotia-SP, 24 de Maio de 2017



Área do Associado

E-mail:
Senha:
Lembrar senha 




Animais são resgatados de abatedouro clandestino em Santos/SP

Na semana passada, o Rancho dos Gnomos foi contactado pelo Deputado Estadual Feliciano Filho sobre o caso de um abatedouro clandestino, na cidade de Santos/SP. Segundo denúncias recebidas por Leila Abreu, do CODEVIDA (Centro de Adoção da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal de Santos-SP), um morador de Monte Serrat matava os animais e vendia a carne em um abatedouro clandestino doméstico.

Na manhã do dia 22/07, a equipe do Rancho dos Gnomos subiu o morro junto de Feliciano Filho para auxiliar no resgate dos animais, acompanhados pela polícia militar, corpo de bombeiros, funcionários do Codevida e imprensa.



Imediantamente foram resgatadas duas ovelhas, dois porcos e oito porquinhos filhotes, mas o resgate da porca de 400kgs não era tão simples, pois ela não conseguia descer os degraus e, apesar das tentativas de colocá-la em uma das caixas de transportes utilizadas nos resgates de grandes felinos, ainda assim o peso ultrapassou o limite, o que acabou inviabilizando o resgate naquele dia. A operação começou por volta das 09:00hs da manhã e terminou entre 21:00 e 22:00hs.















No dia 24/07, a equipe do Rancho dos Gnomos composta por Silvia e Marcos Pompeu, a bióloga Andréa Filomena Freixeda e os veterináros Dr. Fábio Futema e Dra. Kelly Spitaletti, se uniu novamente aos envolvidos neste dramático resgate, mas agora com um contigente maior de bombeiros e funcionários da prefeitura para uma nova tentativa de salvar a porquinha.







A porquinha foi anestesiada e envolta em uma lona e um plástico próprio para deslizamento. Foram colocadas placas de compensado nos degraus da escada e, com um contingente de mais de 20 pessoas, deslizamos a porca por cerca de 300 degraus até chegar ao nível da rua. Ela foi monitorada pelos veterinários Fábio Futema e Kelly por todo o percurso.



















































Após o resgate, ela foi encaminhada provisoriamente para uma das sedes da Codevida e permanecerá junto com seus filhotes também resgatados, onde serão castrados e, posteriormente, colocados para adoção.

Agradecimentos:

À Lelia Abreu e Feliciano Filho por terem chamado o Rancho dos Gnomos para auxiliar neste resgate e pela confiança em nosso trabalho;

À equipe de profissionais, veterináros Fábio Futema, Kelli Spitaletti e a bióloga Andrea Freixeda do Rancho dos Gnomos, bem como a equipe que ficou em nossa sede dando todo o suporte necessário;

Ao Corpo de Bombeiro, na pessoa do Tenente Sérgio, que prontamente atendeu a solicitação e fez um belo trabalho em equipe com todos os envolvidos;

À imprensa, que entendeu e retratou fielmente a complexidade deste resgate;

E gratidão ao Universo, por nos permitir participar desta ação, onde certamente muitas pessoas irão refletir sobre este empenho de salvar uma vida que muitos enxergam como alimento e não como nosso irmão de jornada.


Ilustração do artista vegano Roger Olmos


Assista ao vídeo do resgate



Acompanhe o que saiu na mídia sobre o resgate:


http://www.santos.sp.gov.br/noticia/887942/prefeitura-resgata-porca-de-abatedouro-clandestino>


http://santaportal.com.br/4456-Prefeitura-usa-30-pessoas-na-retirada-de-animal-do-Monte-Serrat

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/07/apos-cogitar-resgate-de-helicoptero-porca-e-retirada-de-morro-em-santos