parallax background

Educação Ambiental


Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG)
DEVIDO A PANDEMIA – Todos os projetos estão suspensos, sem data para o retorno!

Educação Ambiental


Nós, Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG), somos uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos e estamos movidos por uma filosofia de convivência harmoniosa entre os seres que habitam o planeta. Pregamos a ajuda mútua, onde não há melhor ou pior, mais ou menos importante, mas uma troca integrada de informação e de forças.

Temos como missão difundir nossa filosofia mediante a educação ambiental e acreditamos ser essa a maneira mais adequada de colaborar para reverter a caótica situação do meio ambiente nos dias de hoje.

Nosso objetivo é informar e despertar nas pessoas a consciência sobre o que pode e deve ser feito por cada um de nós seres-humanos para melhorar a vida dos demais seres vivos sencientes (os animais) e, consequentemente, nossa própria vida. Acreditamos, inclusive, que se todos os seres-humanos tivessem consciência ecológica e ambiental, além de respeito à vida animal, não haveria necessidade de Santuários.


PROGRAMAS EDUCACIONAIS - CHEGADA


Programa Eco voluntários e Curso – destinado a pessoas com estágios obrigatórios em diversas áreas e pessoas em busca de aprendizado na área animal, natureza e veganismo.

Programa de Educação Ambiental: As crianças/jovens (pré-agendadas) chegam ao Santuário Rancho dos Gnomos e são recebidas pela equipe do Santuário, dando-lhes as boas-vindas e fazendo uma breve apresentação sobre os trabalhos que o Rancho dos Gnomos desenvolve.

Acomodados na Cabana Educacional, a interação com os animais domésticos ocorre naturalmente.

  • Interação em grupo e brincadeiras para entendimento das leis de Proteção aos Animais e Meio Ambiente.
  • Apresentação dos instrumentos usados em rinhas.
  • Apresentação de artigos confeccionados com peles de animais.

Nas palestras, acontece uma enriquecedora interação entre a equipe do Rancho dos Gnomos e as crianças/jovens com relatos, experiências, perguntas, dúvidas, histórias, etc.

Após essa interação, as crianças/jovens são divididas em pequenos grupos e, juntamente com os monitores, realizam um passeio pelo Santuário para conhecerem os animais e suas histórias, agrofloresta, tratamento dos dejetos dos leões e tigres, biodigestor, composteira, horta orgânica, etc.

  • Na sequência, participam do plantio de uma árvore, onde o nome da escola é afixado.
  • Após mãos lavadas, os participantes se dirigem ao refeitório, onde recebem um nutritivo e saboroso lanche.
  • A hora do lanche é uma hora tranquila e agradável, acompanhada por suaves músicas, onde toda ansiedade acumulada durante as atividades é equilibrada.
  • Há interação e brincadeiras com os grupos sobre os temas abordados. Ao final, todos recebem o certificado de participação
  • Interação e brincadeiras que valem prêmios..

Algumas horas vividas no Rancho dos Gnomos, através do referido programa, oferecem aos participantes a noção exata de nossos atuais problemas ambientais e, principalmente, esclarecem o que cada um de nós, cidadãos brasileiros, pode fazer para minimizar a depredação da fauna e flora, colaborando assim para a construção de um mundo mais justo e equilibrado para todas as formas de vidas; garantindo-se uma vida estável para as futuras gerações. Este é o nosso maior objetivo: INFORMAR, EDUCAR E CONSCIENTIZAR, contribuindo assim na formação de cada indivíduo.

Quando lidamos com experiências diretas, a aprendizagem é mais eficaz!

Aprendemos através dos sentidos:

 83% visão;
 11% audição;
 3,5% olfato;
 1,5% tato;
 1% gustação.

Retemos:

 10% quando lemos;

 20% quando ouvimos;

 30% quando vemos;

 50% quando vemos e executamos;

 70% quando ouvimos e logo abordamos;

 90% quando ouvimos e logo realizamos.

O programa educacional do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos é oferecido para alunos da rede pública e particular de ensino de todo o Brasil.

Acreditamos que, ao final de uma tarde vivida no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, os participantes estarão aptos a mudanças de valores e comportamentos no seu dia a dia. Conhecerão as origens, causas e consequências da degradação ambiental, podendo assim fortalecer o exercício de sua cidadania.

Desta forma, o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos acredita contribuir para a formação de seres inteligentes, capazes de uma

visão ampla da realidade natural e humana. Por conseguinte: humanos mais capazes e felizes!

Sejam sempre bem-vindos!

  • Todo o programa é acompanhado e supervisionado por Sílvia e
    Marcos Pompeu - idealizadores e fundadores do Santuário
    Ecológico Rancho dos Gnomos - além dos demais profissionais.

Silvia e Marcos Pompeu, fundadores do Rancho dos Gnomos.

“NÓS DEVEMOS SER A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO

Mahatma Gandhi / 1869 - 1948

DOE