parallax background

Histórias dos Animais

EXÓTICOS

CIRCO COM ANIMAIS


Exploração, violência, abuso, maus-tratos, ignorância, negligência, doma.

O significado da palavra "doma" pode ser encontrado no próprio dicionário Aurélio e evidencia a natureza obscura de tal prática (à qual somos totalmente contrários).

domar: amansar, domesticar, vencer, sujeitar, refrear, reprimir, subjugar, domar o inimigo.

Esse é o real significado da doma usada em animais obrigados a viver sob uma lona que não é nada alegre nem divertida.

Circos com animais representam um atraso para a evolução moral. A essência perversa destas atividades é a mesma que se observa quando um animal é obrigado a viver uma vida que não lhe pertence, quando é vitimado por pessoas que, de maneira imoral, desrespeitam sua espécie e sua natureza. A partir do momento que ferem sua natureza, o crime é cometido.

O Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos não trabalha com a hipótese de que os circos não maltratam os animais usados em suas exibições. Nós nos baseamos em fatos e, contra fatos, não há argumentos.

Garras arrancadas a sangue frio, dentes serrados e arrancados, ossos deslocados, marcas visíveis de queimaduras, choques elétricos, animais estressados e assustados: é assim que eles chegam ao Santuário após uma vida em circo.

Eles são a prova viva do tratamento cruel a que sempre foram submetidos, sendo importante destacar que a maioria é vítima de circos amplamente conhecidos.

Mas os animais não são as únicas vítimas dos circos que praticam tais atividades nocivas. No Brasil, mais de 8 crianças já morreram em acidentes ocorridos em dependências de circos com animais. Centenas de mutilações humanas acontecem a cada ano no mundo todo.

Animais

Elefantes
Se agregam em famílias, andam em grupos, precisam caminhar mais de 50 km por dia para não prejudicarem a circulação sanguínea em suas grandes patas. Ao contrário do que os elefantes precisam e encontram na natureza, o circo oferece apenas correntes camufladas sob a lona.
Leões
Não podem sentir a terra quando aprisionados em carretas de ferro, que esquentam demais no verão e esfriam demais no inverno.
Ursos
São obrigados a dançar em chapas quentes.
Chimpanzés
Usando roupas humanas são vítimas de terríveis alergias, que não são expostas ao admirável público. Como se estes fatos não bastassem, os animais são obrigados a viajar milhares de quilômetros pelo país sobre duas rodas. No percurso, o escapamento dos motores polui o único bem que lhes resta. Informamos que todos os animais oriundos de circo são batizados ou têm os nomes imediatamente trocados assim que adentram nos portões do Rancho dos Gnomos. Esse procedimento ajuda o animal a “esquecer” sua antiga vida e a entender que teve uma segunda chance. Agora, está em um local seguro e toda sua essência perdida será resgatada cada vez que o chamarmos pelo novo nome, cuidadosamente e carinhosamente escolhido para cada um.
abril 22, 2021

Baguá e Timbó – Leões

abril 22, 2021

Alex – Leão (em memória)

março 8, 2021

Bartô – Leão

março 8, 2021

Agna e Kiara

Animais

- Onça Pintada

- Onça Parda

- Macaco

- Veadinho

- Arara

- Papagaio

- Coruja

- Gato do Mato.

SILVESTRES

Desmatamentos e Queimadas


Ao longo desses quase vinte anos de intenso trabalho em prol da vida, o Rancho dos Gnomos presenciou a chegada de milhares de animais vítimas de desmatamentos e queimadas “autorizadas ou não” para a construção de empreendimentos.

Incorporadoras e construtoras expulsam, sem o menor pudor, todas as formas de vidas existentes no local pretendido em nome de um tal “progresso”.

E esse tal “progresso” vem chegando velozmente e aniquilando milhares e milhares de vidas. Em algum momento, certamente, alguém terá que pagar essa imensurável conta.

Antes de adquirir terrenos ou residenciais em condomínios ou loteamentos que oferecem paz, tranquilidade, bosques, etc., questione o que ali existia anteriormente. Se a resposta for alguma área verde, solicite esclarecimento verbal e por escrito de como foi feito o manejo dos animais humanos e não-humanos que por ventura ali habitavam e para onde foram encaminhados.

Agindo assim, certamente a situação será outra: as grandes incorporadoras, construtoras e afins, ao se sentirem cobradas, serão moralmente obrigadas a verdadeiramente fazer a coisa certa. A maioria dos levantamentos (estudos de impacto ambiental) de fauna e flora são legalmente perfeitos, lindos e poéticos apenas no papel, mas a realidade dos fatos é presenciada diariamente pelo Rancho dos Gnomos, que nunca foi procurado por estas incorporadoras, construtoras e afins para saberem de suas vítimas.

PENSE PROFUNDAMENTE NISSO!!!

Abaixo, conheça alguns animais vítimas da situação descrita acima que vivem ou viveram no Rancho dos Gnomos.

março 8, 2021

Mirim – Sagui

março 8, 2021

Juninha – Bugio

março 8, 2021

Joca – Bugio

março 8, 2021

Muntaz Mahal – Onça-Parda

Domésticos

Em breve


DOE