Sobre a ASERG  

 

  :: Missão

  :: Objetivos

  :: Diretoria

  :: Parceiros

   Nosso Trabalho 

  :: Histórias

  :: Atividades 

  :: Fotos

  :: Imprensa

  :: Boletim

  Animais e afins 

  :: Maus-tratos

  :: Links

   Fale Conosco 

  :: Cadastro

  :: Associe-se!

  :: E-mail

 

Artigo 225, CF:

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"

 

Informe

Gatinha-do-mato infelizmente mais uma vítima da crueldade

 

por Família Rancho

 

Conforme noticiamos em nosso último boletim, no dia 05 de janeiro de 2007 chegou ao Rancho dos Gnomos um filhote de gato-do-mato fêmea trazido pela Polícia Militar Ambiental, após ter sido apreendida na rodoviária de Osasco , trazida da Bahia por um inconseqüente traficante, que fora flagrado pela Polícia Ambiental após denúncia de trabalhadora local.

No mês de maio lançamos então campanha para que fosse escolhido um nome para a linda gatinha, porém antes que essa escolha pudesse ser feita, infelizmente nos deparamos com o pior... a querida gatinha não suportou aos nefastos resultados do tráfico e veio a óbito no dia 29.05.07.

Quadro clínico

Ao chegar ao Rancho dos Gnomos (relembrar boletim nº 24) foi adequada ao leite para sua alimentação e em gaiola foi mantida com muito aquecimento em dias de frio, mas, infelizmente  não chegou a ser forte como sua espécie exige.

Teve enfraquecimento de sua estrutura óssea. Por mais que a equipe Rancho se esforçasse, todas pesquisas já realizadas e experiências individuais, as vezes não são suficientes para certos casos. Tentativas em medicações para suprir suas necessidades foram dadas, mas seu organismo necessitava mais do que um tratamento artificial. 
 
Infelizmente animais como este, quando retirados de sua origem, têm toda sua vida estrutural comprometida. E isto que vivenciamos diariamente, sendo necessária a criação, interpretação e adaptação para a vida de inúmeros animais que chegam até nós. 

O animal em questão foi tendo um declínio em seu quadro clinico, tendo vários episódios de diarréia, passando, inicialmente por tratamento alopata e depois por tratamento homeopata (tendo um resultado mais rápido).

Conforme foi se desenvolvendo fisicamente teve problemas em membros posteriores, dor e dificuldade em movimentação. Foi adequada nova dieta, bem como tratamento com suplemento de cálcio, vitaminas e minerais. 

A diarréia apresentada foi estabilizada, mas o problema dos posteriores reapareceu por mais duas vezes.

O crescimento dela não foi a contento, tendo entortamento da coluna lombar (lordose acentuada), estreitamento pélvico e entortamento acentuado na articulação tíbia-fíbula-metatarciana.

No último mês de vida apresentou formação de fecaloma, sua alimentação mais uma vez foi alterada e passou a consumir mais fibras. Mesmo sem defecar, a palpação apresentava fezes com consistência normal. Para piorar o quadro, começou a não urinar sozinha. Passou a defecar e urinar somente com ajuda.

 
Por todo histórico e quadro apresentado, exames clínicos e laboratoriais, ultra-som,  radiografia e acupuntura, sugere-se que ocorreu perda de inervação terminal em porção final do intestino groso e vesícula urinária. 
 
No dia 29.05.07, em mais uma tentativa da equipe do Rancho dos Gnomos, bem como, pelo apoio da Clínica Veterinária Salvador Felis, em uma palpação houve rompimento da vesícula urinária. No mesmo instante foi levada a cirurgia, vindo a óbito na segunda parada cardiáca.

-------------

Querida gatinha resolveu ser livre como deveria de ser, livrando-se de seu "corpinho atrofiado" e dando a todos nós da família Rancho,  mais informações de como cuidar de um animal como ela e de como a vida pode ser interrompida mesmo com tanto desempenho nesse  "cuidar", por meio do qual nem sempre conseguimos.

Fica em todos nós um sentimento de impotência, pela falta de consciência de quem a retirou do seu meio e pela degradação de valores dos humanos em relação a outros seres.


Esse fato nos empurra para a continuidade da busca de conhecimentos  para a melhora dessa relação homem e natureza, não só pelos animais que ainda chegarão no Rancho do Gnomos e que necessitam de cuidados, mas porque  essa é o nosso grande comprometimento e desta forma estamos no caminho da própria
interpretação:
 
Onde queremos chegar!!!
O que pretendemos fazer com o  Planeta Terra!!!
Qual o valor de cada vida!!!
                 
Que mais essa vítima, seja um alerta para a espécie Homo-Sapiens.
 
 
Agradecimentos:
 
Nossos sinceros agradecimentos pelo apoio de amigos e profissionais nesse difícil momento:
 
- Médico veterinário Dr. Marcel Benedeti, autor do livro "Todos os animais Mercem o Céu" (11) 6636-6179 / 6947-5201 / 9463-8221 / e-mail: marcelbenedeti@ig.com.br
 
- Farmácia de Manipulação o Alquimista (11) 3862-5342 - e-mail: alquimista@sili.com.br
 
- Dra. Alessandra Alves de Melo (11) 9811-2461 e-mail: alessandra@ultravet.com.br
 
- Dra. Cristiane Vilariça (11) 9177-3184
 
- Clínica Veterinária São Francisco de Assis (11) 4616-0352 / Dr. Robson Macela

- A todos amigos e associados que torceram pela querida gatinha-do-mato, sugerindo lindos nomes.

 

Para conhecimento:

 
O cálcio, como o magnésio, é um macroelemento. É o mineral mais abundante do organismo 90% está no esqueleto. O resto é repartido entre os tecidos (músculos sobretudo) e o plasma sangüíneo. Neste nível, o cálcio se apresenta ligado às proteínas, como também na forma ionizada indispensável às numerosas funções das células. É um elemento primordial da membrana celular na medida em que ele controla sua permeabilidade e suas propriedades eletrônicas. Está ligado às contrações das fibras musculares lisas, à transmissão do fluxo nervoso, à liberação de numerosos hormônios e mediadores do sistema nervoso, assim como à atividade plaquetária (coagulação do sangue).

 

anterior        Página Inicial          próxima